segunda-feira, setembro 26, 2016

Que semana: caixa dois, MP da Educação e Guido Mantega.

Na semana que passou, três situações distintas mostraram a verdadeira cara do Brasil. Na segunda-feira (19), o escândalo na Câmara visando anistiar o caixa dois. Na quinta-feira (22), o lançamento por Medida Provisória da reestruturação da educação básica do país (depois modificada). E para fechar a semana, a prisão intempestiva do ex-ministro Guido Mantega (depois revogada).

Poderes independentes como o Executivo, Legislativo e Judiciário, se envolveram em temas polêmicos - aparentemente - por acaso. A meu juízo, o pior ocorreu no campo do Poder Legislativo. Ao constatar que numa segunda-feira, com um processo eleitoral em curso, a Câmara Federal estava com quórum elevado logo percebi que algo de muito podre ia para a pauta. E não deu outra: tentaram, na calada da noite, anistiar o caixa dois.

Por sorte, poucos e bravos deputados ocuparam a Tribuna para denunciar a manobra. O que se passou depois, só agravou ainda mais o ocorrido. Importantes figuras do governo e do legislativo, se fizeram de mortos: ninguém queria ser o pai da criança. Para resumir essa tragédia política, registro a frase do deputado Beto Mansur (PRB-SP) que presidiu a sessão:

"Olhei pro plenário, não vi os líderes que defendiam o projeto, então falei: Vou tirar essa merda de pauta porque não vou ser eu a me desgastar com uma coisa que eu não tenho nada a ver."
(FSP - domingo 25)

Nenhum comentário: