segunda-feira, maio 22, 2017

E o Brasil tem jeito?

O "Plim ...Plim" da Globo, na última quarta-feira (17), caiu como uma bomba. O JN é todo ele reservado às denúncias publicadas pelo colunista Lauro Jardim, do Globo, baseadas na delação  dos irmãos Wesley e Joesley Batista.  A crise política estava criada e o governo Temer ameaçado de morte(*). Na mesma noite, diante da gravidade do quadro, as primeiras manifestações pelo " FORA TEMER" já estavam nas ruas das principais cidades.

No dia seguinte pela manhã, o compromisso que tinha era dar uma palestra no curso de engenharia ambiental numa universidade local. Na saída, muito em razão do ocorrido, fui indagado por uma aluna: " O Brasil tem jeito?" Normalmente em ambientes acadêmicos, quase sempre trato de temas que domino e minhas respostas costumam ser imediatas. Naquela manhã, me deu um branco: fiquei sem saber o que dizer e não consegui responder.

Afinal, a minha incerteza em relação ao futuro também é compartilhada por muita gente. Basta um olhar mais apurado para ver um país sem rumo, controlado por uma elite corrupta (**) comprometida com políticos da pior espécie (***). Resguardadas as exceções de sempre, pouco nos resta.

O que nos falta é gente descente. E uma sociedade adoentada, não produz gente descente em escala. Uma coisa depende da outra. Sem passarmos por uma profunda mudança de valores, tendo a ética como foco vou continuar sem responder "se o Brasil tem jeito".

(*) Até agora não está claro porque a Globo resolveu acabar com o governo Temer. Talvez ao longo da semana se saiba o que levou os irmãos Marinho detonarem com Temer. Que tudo está muito estranho, está.
(**) Depois da Odebrecht, do Eike, da OAS, e de outras empreiteiras, chegou a vez do "Rei do Gado", Joesley Batista. De todos o mais esperto. Está em liberdade, morando em NY livre, leve e solto. E ainda tem gente suspeitando que ganhou milhões com a delação.
(***) Sempre é bom lembrar: com a renúncia de Temer são os congressistas, na sua maioria  comprometidos e envolvidos com empresários da pior espécie que irão eleger o novo presidente. Um dos nomes que começa a ser falado é o do ministro Henrique Meirelles. Que aliás é muito próximo de Joesley Batista, para quem trabalhou de 2012 a 2016 como CEO da JBS. Então tá.

PS - por falar na necessidade de gente decente, recentemente perdemos um: Antônio Cândido (****). Segundo o professor de letras da UFRGS, Luís Augusto Fischer, Antônio Candido era gentil, ético, alinhado com a esquerda democrática, escritor de texto preciso e elegante, comunicativo e inteligente, compreensivo sempre e criativo nas interpretações. 

(****) Antônio Cândido (1918 - 2017), um brasileiro como poucos. Vai fazer muita falta.
  




Nenhum comentário: