quarta-feira, maio 24, 2017

Enquanto patinamos na lama, a inovação avança.

Enquanto o governo Temer patina na lama, o mundo não pára. Na semana passada, a China lançou seu plano de desenvolvimento para as próximas décadas. Batizado de "Nova Rota da Seda", se apresenta como  um colossal programa de infraestrutura, interligando portos e ferrovias. Os investimentos previstos são da ordem de hum trilhão de dólares. Enquanto por aqui Temer prepara sua defesa no inquérito contra ele no Supremo,  a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, e o presidente da  Argentina, Maurício Macri, estavam na  China para o lançamento do programa. Procurei mas não encontrei nada na mídia sobre nossa participação.

Além da vergonha interna e externa que estamos passando, inovações tecnológicas e investimentos estratégicos também estão passando ao largo do Brasil. Depois do impeachment de Dilma, nada mais deu certo: a credibilidade que tínhamos se esvaiu. Tramar e tirar uma presidente legitimamente eleita sempre traz consequências.

Dentro desse contexto, daqui há duas semanas realizamos o 8° Seminário Energia + Limpa. Mesmo cientes do momento difícil que atravessamos, o seminário vem em boa hora. Aborda temas inovadores e aponta para o futuro. Traz na sua programação a chamada "política do bem", DNA do Instituto IDEAL.

O tema mobilidade elétrica, que precisa de muito apoio no Brasil, já está sendo visto lá fora como uma realidade. Na Europa, a competitividade do carro elétrico, considerando custo e manutenção, já  irá se igualar à do carro convencional no próximo ano, 2018. É um dos temas que norteia nosso Seminário, nos dias 7 e 8 de junho na FIESC. Compareça!

Nenhum comentário: