terça-feira, julho 03, 2018

México lições e desafios

O México é o segundo país da América Latina em dimensão, população e no PIB. Durante quase um século foi controlado pelo PRI, partido que canaliza o lado mais conservador da  sociedade mexicana. No domingo, conforme já tinha comentado no blog, as urnas confirmaram as pesquisas: pela primeira vez um candidato da esquerda,  Andrés Obrador, se elegia presidente do México.

No dia seguinte, na Rússia, o México se despedia da Copa. Como também tinha postado no blog, a nossa Seleção vem crescendo na competição e pode chegar lá. Nós latinos já conseguimos separar a politica do futebol. A alegria dos mexicanos pela vitória de Obrador, foi bem maior que tristeza pela derrota da seleção na Rússia. Aos poucos estamos evoluindo.

Os desafios de Obrador não são poucos: internos e externos. A seu favor conta com a simpatia do povo mexicano. Um dado importante para quem precisa governar para a maioria. Que tenha sabedoria e determinação para levar o México adiante. Quanto ao futebol daqui a quatro anos tem mais.

PS - O México tem cerca de 90 milhões de eleitores. É um dos países mais violentos da América Latina. O clima de tranquilidade nas eleições de domingo, pode ser entendido como um sinal de esperança e de boas vindas ao novo presidente. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário