domingo, outubro 21, 2018

Liberdade abre as asas sobre nós(*)


No sábado, 20, uma ONG internacional que eu desconhecia, a Walk For Freedom, algo como caminhando por liberdade, saiu em fila indiana, vestindo uma camiseta preta, em absoluto silêncio, pelas ruas do centro de Florianópolis. 


Ao contrário de outras manifestações, a preocupação do grupo é com a cidadania. O compromisso é com a  LIBERDADE!


Claro que eles não estavam ali por acaso. Diante da perspectiva da liberdade estar ameaçada, se anteciparam: foram para as ruas dar o recado. De forma silenciosa, organizada mas também  impactante. Não é com uma sociedade armada que vai se encontrar a liberdade. O caminho da liberdade está no exercício pleno da cidadania.


A liberdade está muito mais perto de um livro, do que de uma arma. Ela está muito mais próxima de um professor, do que de um capitão. 


A escola e o professor tem tudo a ver com a formação do cidadão para que ele seja livre e criativo. Cabe ao professor ser o guia e orientador do aluno. Valorizando a escuta,  incentivando  o protagonismo, dando aos jovens as condições básicas para escolher o melhor para as suas vidas. 


(*) O Hino da República é de 1890. E começa assim: LIBERDADE! LIBERDADE!/ Abre as asas sobre nós. Nada tão atual.
 
PS - Como nos ensina Estela Renner: A escola terá que ter em sua base a vontade de vida, e não a vontade do capital. A escola tem que ser inclusiva, aberta a pessoalidade e a diversidade. Só que sem debate,  os candidatos não vão saber: QUE ESCOLA QUEREMOS? Estela é diretora, roteirista e fundadora da Maria Farinha Filmes.

Nenhum comentário: