quinta-feira, dezembro 13, 2018

CURTAS - direto de Montevidéu

 O presidente executivo do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, Luiz Carranza, declarou domingo em Montevidéu, ao jornal El País, "que o baixo crescimento na América Latina não é econômico, é político". Sobre os problemas que afetam quase todos os países, o ajuste fiscal, explicou que em parte se deve a uma redução significativa da pobreza e do acesso aos serviços básicos que ocorreu nas duas últimas décadas. Países em desenvolvimento precisam investir. E a energia do sol é um dos caminhos: ele nasce e se põe todos os dias como mostra a foto acima. E o nosso continente tem uma excelente insolação.


-  No evento III Semana de la Energia, promovido pelo Ministério de Energia do Uruguai, IRENA, OLADE, BID e CEPAL, o Brasil não se fez presente. Entre os temas: Foro de Integração Energética Regional, Eficiência Energética, Acesso a Energia e Energias Renováveis. Enquanto isso o novo governo considera Angra 3 estratégica. 


- O país anfitrião, o Uruguai, foi reconhecido por todos pelo seu empenho: 98% da energia que produz é renovável. Dez anos atrás o Uruguai dependia do petróleo que não tinha. O preço da energia era um impeditivo ao desenvolvimento do país. 




A mobilidade elétrica foi um dos destaques do encontro no novo centro de eventos de Montevidéu (foto acima). Ônibus,  carros e táxis elétricos, estavam expostos para visitação. É o novo tempo chegando (fotos abaixo). O compromisso com a mobilidade elétrica dos mais de vinte países presentes, nos deu a certeza de que esse é um caminho sem volta. Sempre foi essa a nossa posição, só que ouvir dos outros é bem melhor. 


 


Nenhum comentário: