terça-feira, janeiro 22, 2019

Enquanto isso em Davos

Num tuíte publicado na noite deste domingo 20 o general Paulo Chagas, que disputou o governo do Distrito Federal, começou a vocalizar a crescente insatisfação dos militares com a conduta dos filhos do presidente Jair Bolsonaro. "O Brasil não é uma Monarquia e a Família Bolsonaro não é a Família Imperial. Filhos são filhos, políticos são políticos. Não são herdeiros da Cadeira Presidencial, nem membros do governo", disparou o general. (site 247)


Enquanto isso em Davos, onde Bolsonaro se encontra: nenhum comentário. Bolsonaro sabe que general não fala por si. Generais costumam ouvir seus pares.


Em Davos Bolsonaro se afasta das encrencas familiares. Sai do calor de Brasília, da fritura em curso em razão das obscuras relações/transações de seu filho Fábio; e se encontra com o clima frio e  a beleza dos Alpes. Nada mal para seu primeiro compromisso internacional.


A expectativa em relação a passagem do novo presidente por Davos, pelos relatos que chegam, parece ter ficado abaixo do esperado. Até pode ser má vontade da mídia, como costuma lembrar Bolsonaro. Outra hipótese, também associada ao novo presidente, é o seu distanciamento dos temas mais globais. O mundo sabe que Bolsonaro é um seguidor do "America First", de Donald Trump.


Falando em Trump, o presidente americano sabendo que sua posição não está em sintonia com a pauta do Fórum, não pensou duas vezes: ficou em casa. Neve por neve, Washington também tem.  Quanto a Bolsonaro, pouco se espera. Lá fora todos conhecem a importância que temos na construção de um mundo sustentável. No entanto, aqui dentro os posicionamentos da nossa política externa são outros.

Nenhum comentário: