sexta-feira, fevereiro 22, 2019

Reforma da Previdência: aposentadoria incerta, limitada e distante

A proposta de Emenda à Constituição do governo sobre a Reforma da Previdência chegou ontem, dia 21, na Comissão de Justiça da Câmara. O próprio governo reconhece que a Casa irá modificá-la. Só não sabe o quanto. O que sinto é um sentimento de muita preocupação em relação ao futuro. As dúvidas são muitas. De tudo que li e ouvi, a única certeza que tenho: é de que a vida das pessoas vai piorar.

Senão vejamos:


- Para receber o teto o trabalhador vai ter que contribuir por 40 anos. Nos tempos atuais e futuros quem consegue ficar empregado por 40 anos...


- Quem aceitaria/suportaria contribuir com até 22% do seu salário para a nova Previdência .....


- Quanto a idade mínima, novamente o que pega é quem emprega pessoas com mais de sessenta anos. Esse tempo a mais, para homens e mulheres, vai ser um inferno: muita gente sem idade para se aposentar e sem emprego. Pense nisso.


- Segundo Alckmin, que defende a reforma, é "desumano" retirar o SM dos idosos. Tirando Paulo Guedes e seus seguidores, boa parte da sociedade também acha desumano abandonar idosos a sua própria sorte. Protegê-los é obrigação do Estado.  

 

PS - No fundo todos sabem que a reforma é um jogo de interesses. Só não podem dizer. O mundo mudou, os empregos também. Os trabalhos que haviam não existem mais. A informalidade é crescente e os salários decrescem. O sistema previdenciário, por consequência, se enfraquece a cada ano. Para nós aposentados, a vida segue. Para os que estão chegando, o pior está por vir:  uma aposentadoria incerta, limitada e distante.  Na previdência, não se aplica o ditado: "Não há mal que dure para sempre".  Gostaria muito de estar errado.  


Nenhum comentário: