terça-feira, maio 21, 2019

Brasil solar


Se tem alguma área da energia que vi nascer foi a das energia alternativas. Em Brasília, na semana passada, a Câmara criou a Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis. Fui convidado a participar do evento, mas não pude comparecer. Desejo sucesso aos participantes. Quinze anos atrás, tive a mesma ideia. Mais de 200 deputados aderiram à Frente Parlamentar, só que nunca nos reunimos por falta de quorum. Os tempos agora são outros. O setor está organizado e consolidado. Tudo será mais fácil.


No ano passado o Brasil já fazia parte dos países que mais investiram em energia eólica. E, nesse ano, a expectativa é que aconteça o mesmo em relação à energia solar fotovoltaica. Embora ainda represente muito pouco em relação à nossa matriz energética, a tendência dessas duas fontes é de que venham ocupar um papel importante na próxima década.


Segundo o Canal Energia, o Brasil já conta com 10 mil empresas atuando no setor da energia solar fotovoltaica, com seis mil empregos criados nos últimos doze meses. Para uma economia estagnada, uma excelente notícia. A estimativa do Portal Solar, que acompanha a evolução do setor, é de 20 mil profissionais trabalhando com a energia solar, com investimentos acumulados de 24 bilhões de reais. 


PS - Nada mal para um país onde há dez anos só havia o sol e alguns poucos sonhadores. 


Nenhum comentário: