terça-feira, outubro 01, 2019

Sem investimento, não se pesquisa, sem pesquisa não se avança

Nenhum país desenvolvido virou as costas para a educação. Quem prioriza a educação, sabe do seu papel. Olhar para o futuro, significa oportunizar o conhecimento. Fora isso, são sandices que só servem para nos levar a conviver com o atraso.

No atual governo o descaso com a educação ficou mais evidente. Os ministros nomeados se superaram. A reação veio através dos estudantes, que foram para as ruas protestar contra as restrições orçamentárias  e cortes nas bolsas de pesquisa. Eles sabem que  sem pesquisa não se avança. Simples assim.

Portanto, não avançar no domínio do conhecimento e da inovação tecnológica é um grande erro. E o preço que se paga é muito alto. O fato da oitava economia do mundo não ter  nenhuma universidade entre as 200 melhores do ranking, fala por si. 





Entre um lago e um campo de golfe, a Universidade do Texas disponibiliza para doutorandos, um condomínio  residencial com todo o conforto e segurança para morada de quem vem de fora buscar conhecimento. O Brackenridge UT Housing, fotos acima, é um desses espaços. Para nós brasileiros, algo impensável.

Em San Marcos, uma cidade universitária próxima de Austin, tem vida acadêmica desde 1899, quando fundaram a universidade. Atualmente conta com cerca de 50 mil alunos, quase o mesmo número de moradores da cidade. A valorização das universidades americanas, faz parte da história dos EUA. O resultado dessa política se reflete em todos os setores do conhecimento, a tal ponto de atrair jovens de todo o mundo para a complementação dos seus estudos por aqui. Só chineses são mais de 100 mil. Com certeza o impressionante crescimento da China tem a ver com isso. 


Nenhum comentário: