segunda-feira, outubro 07, 2019

Um dia muito esperado

Dia 5 de outubro, em Austin, no Texas, nasceu minha neta. Um dia muito esperado, até porque quis a vida que eu fosse um vô já bem rodado. Nunca entendi direito porque outros avós falavam maravilhas de se ser avô. A resposta só veio quando aquele bebezinho, com poucas horas de vida, me olhou. Dizem que recém nascidos não enxergam. Pode até ser coisa de avô de primeira viagem, mas  a impressão que tive foi de que ela me viu.

Durante a noite pensei bastante sobre isso. Sobre uma vida que chega e que já te faz pensar no teu passado, no presente e no futuro dela. O passado é sobre o legado que vais deixar. O presente é o convívio que vais ter. E quanto ao futuro, deixa de ser metido, só cabe a ela traçar. Que loucura, de um dia para o outro, muita coisa nova aconteceu comigo. Nada como ser avô.

O passado é o resgate das histórias que vivenciasse. Que teve como foco uma ativa participação pública, marcada pela ética e pelo interesse da sociedade. Tudo começou na década de 80, na Eletrosul, onde trabalhava. Foram anos de uma luta sem trégua contra a corrupção que havia, até todos seus diretores serem afastados pelos malfeitos que fizeram. Depois vieram dois mandatos de vereador em Florianópolis. O legado deixado também foi fruto de muito enfrentamento. Aprovamos a criação de praças e parques em terrenos de grande interesse da especulação imobiliária, humanizando a cidade e valorizando o espaço público. Como resultado desse novo olhar para a cidade, chegamos a Câmara Federal graças a uma votação expressiva dos eleitores da capital.

Na Câmara, o mandato também foi diferenciado. O nosso envolvimento foi com temas mais globais: mudanças climáticas, energia renovável, meio ambiente e inovação tecnológica. Teu avô ficou falando sozinho. Só agora, quinze anos depois, esses temas passaram a ter a importância - que sempre deveriam ter tido. O desencanto, não me abateu. Em 2007 criamos o Instituto IDEAL, uma instituição privada sem fins lucrativos, com o objetivo de dar a visibilidade a essas questões. Doze anos depois,  muitas coisas aconteceram. Atualmente, a energia solar é o setor que mais cresce no Brasil.

Portanto, minha querida e aguardada neta, depois dessa breve retrospectiva de minha vida, finalmente nos encontramos. O meu futuro é curto, o teu ainda nem começou. Por isso é que precisava registrar o que foi para mim a magia do teu olhar, nas primeiras horas da tua vida. Naquele momento conheci a prazerosa sensação de ser avô. O teu mundo será outro, as mudanças estão em curso e serão cada vez mais rápidas. O papel das mulheres será cada vez mais relevante. E a importância do conhecimento também. Sei que estás em boas mãos, teus pais saberão te orientar e apoiar tuas escolhas. Seja feliz. Sucesso na caminhada.   

Um comentário:

stenio manfredini disse...

Caro amigo, agora você entrou para o meu time, "dos nonos" linda tua mensagem, nada como ser avô