segunda-feira, março 30, 2020

Voto tem consequência

Um mês atrás, coronavírus era um nome desconhecido dos brasileiros. Numa rapidez assustadora se espalhou pelo mundo e chegou até nós. Do nada, virou uma pandemia e o estrago é incalculável, tanto na saúde como na economia.

Países bem mais desenvolvidos que o nosso, não conseguem controlar o vírus. A ajuda humanitária tem se mostrado insuficiente, tendo em vista que boa parte dos governos está comprometida em salvar seus próprios infectados. Aos olhos do mundo, o caso mais emblemático passou a ser Nova York. A pujante metrópole, em duas semanas, mostrou toda a sua vulnerabilidade ao coronavírus.

Um ano e meio atrás, o maior país da América Latina estava finalizando um tumultuado processo eleitoral. Pela primeira vez quem liderava as pesquisas, não pode concorrer. E ao longo da disputa, notícias falsas e uma facada se encarregaram de esvaziar os debates. Em 28 de outubro, Jair Bolsonaro é eleito. Na eleição de 2018, o que não faltou foi candidato a presidente: 13 no total. Diante tanta opção, conhecer a história do candidato é fundamental. Valorizar o voto é dever de cada um. Que fique a lição: voto tem consequência!

Nenhum comentário: