segunda-feira, julho 04, 2022

Antes de votar, pense no país (parte I)

"Está viralizando nas redes sociais um vídeo onde o ex-deputado federal Emerson Miguel (PRÓS - PR), conhecido como "Boca Aberta", brigou com o ex-deputado Arthur do Val, durante uma manifestação do MBL hoje em Londrina, no Paraná." Fonte: UOL 26/6

Por mais de uma semana fiquei matutando sobre esse lamentável acontecimento ocorrido em Londrina, conforme noticiado acima. Mesmo sabendo se tratar de dois deputados recentemente cassados, a violência na rua dá uma dimensão da nossa triste realidade política. Eles se merecem poderia ser de forma simplificada, a definição do ocorrido. Só que ambos foram eleitos em 2018, no rastro do bolsonarismo, num processo eleitoral seguro através das urnas eletrônicas.

Bolsonaro também saiu das urnas eletrônicas da eleição de 2018, aquelas que hoje ele contesta.  Seu legado, infelizmente, é uma pauta de descaso com as pessoas e com o país que ninguém aguenta mais. Quando vai para o exterior nos envergonha e quando está aqui só serve para mostrar uma truculência incompatível com a democracia. 

Seu descontrole emocional é semanal. No dia de hoje, 4, se recusou a receber o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, para um almoço previamente agendado. O motivo, segundo noticiado, é que o presidente Marcelo tinha se encontrado antes com Lula. O constrangimento diplomático só pode ter sido criado pelo desconhecimento das nossas relações com Portugal, que fazem parte da história dos nossos povos e vão muito além de uma relação entre nações.  

Esses dois acontecimentos relatados aqui, aparentemente distintos entre si, marcam o desafio que temos pela frente. O que nos cabe, sem titubear, é incorporar e socializar a importância do voto nos poucos meses que restam. Não se trata de fortalecer as pesquisas e consolidar candidatos; tudo tem a ver com a cidadania e seus direitos. Não dá mais para votar em qualquer um, em gente que esconde o seu passado e engana o eleitor. Que anuncia benesses, mas está de olho no seu voto. 

PS - Relendo meu último comentário identifiquei alguns erros ortográficos. Peço desculpas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário