quinta-feira, novembro 17, 2022

Lula brilha na Conferência do Clima

                                                       Foto oficial - Ricardo Stuckert                           

Enquanto alguns amotinados insistem com o golpe e os militares fazem vista grossa, a estrela de Lula brilha no Egito. Por onde passa é referenciado como um grande estadista. Sua postura a altura do cargo, nos faz bem e coloca o Brasil no seu devido lugar.

Os compromissos assumidos são universais, o objetivo: o bem comum da humanidade. A nossa presença, legitimada pelas urnas, é o que todos esperavam de um país da grandeza do Brasil. Nosso protagonismo voltou.

Durante quatro anos de descaso com as relações internacionais, acabamos sendo desprezados pelos outros. Em vez da ONU e dos grandes fóruns internacionais, o mito optou pelo "cercadinho". O Brasil aos olhos do mundo virou um pária. Lula antes mesmo de ser empossado, nos colocou no centro das atenções da pauta ambiental, da nova matriz energética mundial e da mobilidade elétrica.

A diferença de postura e de visão de mundo, de quem deixa o governo para quem acaba de ser eleito, todos percebem. Lula saiu do segundo mandato como o melhor avaliado de todos os presidentes do Brasil, com 86% de aceitação. Por onde passa, sua trajetória de vida faz dele uma unanimidade. Quem não quer ver essa realidade, que conviva com o seu rancor e carregue seu amargor. A gente é da paz.   

PS - Ontem faleceu o médico e professor da UFSC Marco da Ros, o Marcão. Amigos nunca lhe faltaram. Sua grande paixão, a música. Num momento tão especial como agora, não pode cantar sua canção predileta. Recebi e registro em sua homenagem, um pequeno trecho: "É minha vez é minha questão virar esse mundo...Não importa saber quantas guerras terei que vencer para ter um pouco de paz". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário