segunda-feira, dezembro 12, 2022

INDIGNAI-VOS!

Depois de uma frustação, seja de que natureza for, sempre vale uma reflexão. Não sei se dá para generalizar essa prática, mas fica a sugestão. Eventos ocorridos na política, na Copa do Catar e agora o recente assédio sofrido pela vereadora Carla Ayres (PT) dentro da Câmara Municipal de Florianópolis, me fez reler o artigo que recebi do amigo e cineasta Zeca Pires. De autoria da professora da USP, Maria Luiza Tucci Carneiro, "O direito aos Direitos Humanos", nos ajuda a entender um pouco melhor nossa adoecida sociedade. (*)

Quantos desatinos vivenciamos nos quatros anos do atual governo. As armadilhas plantadas por mentes doentes, desqualificaram o bom debate e só serviram para nos dividir. Um país rico, sem orçamento, não consegue identificar e muito menos explicar suas prioridades. Se nega a falar com o mundo, com vergonha de não ter o que dizer. Sua obsessão por uma agenda que insiste no negacionismo, nos apequena como nação.  

No Catar, além de mais um fracasso da seleção, nos submeteram ao constrangimento de ver um vídeo onde aparece jogadores do Brasil comendo uma carne salpicada com ouro. Que vergonha: Ronaldo rindo, com a boca escancarada, cheia de dentes, recebendo como um glutão um naco de carne coberto de ouro. Se Ronaldo gosta da ostentação e pode pagar, o problema é dele. Agora os jogadores que estavam se deliciando com a fartura, não estavam ali de férias, representavam oficialmente o Brasil. 

Em Florianópolis, na quarta-feira, a vereadora Carla Ayres, do PT, foi assediada no Plenário da Câmara pelo vereador Marquinhos. O processo ético disciplinar para a cassação do mandato está protocolado. Como no final do ano tudo é mais difícil de acontecer, muita gente está mobilizada para pressionar à Câmara em apoio a vereadora. (**)

Nos três caso citados, o governo passado, a ostentação dos jogadores no Catar  e mais um caso de assédio as mulheres, causa indignação. A melhor definição para a indignação, segundo a professora Maria Luiza Tucci, veio através de Stéphane Hessel que, em 2021 mobilizou Madri com uma única palavra "INDIGNAI-VOS!". A palavra é forte, só que está esquecida entre nós. Para ajudar na reflexão, se indignar é um sentimento que brota nas pessoas que quando abrem os olhos veem o inaceitável. Portanto, é o inaceitável que gera espontaneamente a indignação. Segundo Stéphane, "Em nós há uma capacidade de generosidade, de ação positiva e construtiva que se pode despertar quando assistimos à violação dos valores". Pense nisso, já deve ter acontecido com você:  INDIGNE-SE!

(*) O artigo de Maria Luiza Tucci, publicado dia 9/12, no jornal da USP, está disponível no link: https://jornal.usp.br/articulistas/maria-luiza-tucci-carneiro/o-direito-aos-direitos-humanos/ 

(**) Carla Ayres é vereadora em Florianópolis e concorreu a deputada federal na última eleição. Bem votada ficou como suplente. O assédio sofrido teve repercussão nacional. 

PS- Numa cerimônia carregada de fortes emoções,  Lula é diplomado pela terceira vez presidente do Brasil.  Destacou que o povo brasileiro escolheu o amor em vez do ódio e a democracia em vez do arbítrio. Enquanto alguns poucos negam a democracia e pregam o golpe, o sufoco passou,  o país respira. DE ÚLTIMA HORA - segundo o novo ministro da Justiça, Flávio Dino, atos de terrorismo praticados durante a madrugada de terça-feira, em Brasília, como tal serão tratados e punidos com o rigor da Lei.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário