terça-feira, agosto 18, 2009

Um belo exemplo

O nome pode parecer estranho - Um Teto para o Meu País, mas o trabalho da ONG é exemplar. Criada em 1977 pelo jesuíta chileno Felipe Bérrios, chamada carinhosamente por seus membros de "Teto", a ONG já atua em 15 paises, todos da América Latina. O Chile foi o laboratório que deu certo, comenta Bérrios. Lá, a ONG mudou o cenário que encontrou há 13 anos atrás. "Eram 135 mil famílias vivendo em favelas, hoje, são 20 mil", afirma o sacerdote Bérrios, que além de teologia e fisosofia estudou também construção civil.

A ONG chilena, está instalada em São Paulo há três anos. Já construímos 195 casas de emergência comenta a jovem Marina Santos, 20 anos, filha de um auditor e de uma professora, entusiasmada com o trabalho voluntário que faz. As casas são pequenas e de madeira, "nós mesmos construímos em mutirão, sai por R$3.500,00", comenta Larissa Dantas, 24 anos, diretora social da ONG.

Do outro lado do balcão, dona Jucelia, 29 anos, mãe de cinco filhos, acaba de receber sua casa e pagar a sua parte, R$150,00. Emocionada, abre o sorriso e solta o verbo:"paguei muito aluguel e sofri muita humilhação. Não acreditava nessas pessoas até ver eles erguendo a minha casa". (Fonte:FSP- matéria de Márcia Pereira)

UM MAU EXEMPLO

O clima na Assembléia Legislativa de Santa Catarina não é dos melhores. Em nota paga em jornal de grande circulação, os servidores atacaram o deputado Jailson Lima(PT) por suas denúncias em relação à insalubridade paga pela Assembléia a um número considerável de sevidores. O deputado, no legítimo uso de suas atribuições, tem todo o direito de apurar se o pagamento de insalubridade está dentro do que estabelece a legislação vigente.

Nenhum comentário: