Numa semana onde o julgamento do casal Nardoni, condenados pela morte da pequena Isabella, e o BBB chamaram a atenção de boa parte dos brasileiros, muita coisa passou despercebida. Procurei no final de semana recuperar um pouco do que aconteceu na política, na economia e na cultura, dando vida ao blog no espaço reservado as "curtas da semana", postadas na segunda-feira.
POLÍTICA
Em Santa Catarina onde, o governador renunciou, o vice, que foi denunciado pelo MPE, assumiu, tudo continua como antes. Acho que numa reforma política (prevista para o "dia do São Nunca"), uma das possibilidades que devia acabar é essa de renunciar o cargo. Renunciou vai prá casa.
Em São Paulo, um outro ex-governador, Paulo Maluf, incluído na lista da Interpol como procurado, decidiu atacar o Promotor alegando perseguição política. O promotor é americano, seu nome Cyrus Vance Jr. Vincular o trabalho realizado nos EUA, por um promotor americano, como um fato político, é muita cara de pau.
OBAMA - as repercussões sobre a importante vitória do presidente dos EUA no Congresso americano, são destaque em todo o mundo. Obama conseguiu levar o seguro-saúde para 32 milhões de americanos, com argumentos convincentes, sem confrontar seus adversários. Ganhou no convencimento. Aliás, como deve ser na boa política.
SERRA cresce 4 pontos percentuais e chega a 36% das intenções de voto, segundo a última pesquisa da Data Folha. Quem sou eu para questionar pesquisa, mas me parece estranho um ganho considerável, de 4%, numa semana onde a opinião pública estava voltada para o casal Nardoni e para o BBB. Jornalista antigo e atento a tudo que acontece no país, Clóvis Rossi, também considera o resultado da pesquisa "um denso mistério".
PAZ como é bom ler comentários assim: "EUA e Rússia fecham acordo para reduzir arsenal nuclear. Agora posso dormir tranquilo, pois sei que que, em vez de destruirem o mundo 15 vezes, só poderão destruir 12 vezes". (Norberto Nicola - SP) Sem comentários.....
LULA o presidente está "nadando de braçada". Sua aprovação é de 76%. E, o que mais impressiona, só 4% da população considera o governo ruim ou péssimo. Portanto, os números nos permitem afirmar que tucanos, "demos" e outras siglas de oposição ao governo, tem entre seus militantes, admiradores do governo LULA.
MARANHÃO enquanto se julgava no Fórum de Santana, em São Paulo, a responsabilidade sobre a morte da menina Iabella Nardoni, distante dali, no Maranhão, Mayara Coelho Francelino, de 8 anos, morria na cidade de Imperatriz após aguardar nove dias para ser atendida. Só conseguiu ser internada na UTI em razão de uma ordem judicial. Depois de entrar na UTI, veio a falecer. Claro que esse caso, como tantos outros, não terá a visibilidade do caso Nardoni. Mas cabe ao Ministério Público responsabilizar o ESTADO DO MARANHÃO por essa morte. É o que se espera.
ECONOMIA
A grande notícia da semana foi o anúncio do Brasil ser o oitavo PIB do mundo. O segundo do continente americano, superando México e Canadá. Estamos na frente da Espanha, Índia e Rússia. Analistas apontam que em breve o PIB do Brasil, cerca de 1,5 trilhões de dólares, deverá superar a Itália e o Reino Unido, se projetando para ficar entre as 5 nações mais ricas do mundo. Claro que isso só tem sentido se vier acompanhado de desenvolvimento sustentável, distribuição de renda e qualidade de vida.
CULTURA
N L R New Left Review, principal revista de esquerda, está fazendo 50 anos. Nascida como expressão de intelectuais e ativistas anti-imperialistas e anti-stalinistas, a NLR mantém a aposta num modelo de organização social pluralista, igualitário e universalista. Segundo sua editora, Susan Watkins, a revista é bimensal com 8500 exemplares, dos quais a maioria são assinaturas de universidades. Outro patrimônio da NLR são 50 mil leitores regulares de sua versão on-line. (Fonte: Caderno de Cultura da Folha de S.Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário