Começa amanhã o seminário Mercosul pós Copenhague. Idealizado e organizado pelo Instituto IDEAL, o evento faz parte da comemoração dos 3 anos do Instituto. Criado com o objetivo de promover o conhecimento sobre as novas formas de se produzir energia, o Instituto tem avançado nos seus propósitos e conquistado seu espaço. O encontro será no Auditório da Reitoria da UFSC, justamente o local onde nasceu o IDEAL. Deputados de todos os países do Mercosul vão conhecer os potenciais naturais da região e projetos bem sucedidos no setor das energias renováveis.
A preocupação com a energia está presente em todos os países. Agora mesmo, na Venezuela, o risco de um colapso energético é uma realidade. Por ironia, um país sentado sobre uma das maiores reservas de petróleo do mundo. As condições de vento nos litorais do Uruguai, Argentina e Chile, são reconhecidas como as melhores do mundo. No entanto, é muito pouco aproveitado. O mesmo se aplica em relação as ótimas condições de produção de bioenergia. Muito embora se tenha terra, água e sol em abundância, nos falta uma política de integração energética que fortaleça e contribua para os países do Mercosul ganharem escala e se tornarem referência mundial nesse setor.
No entanto, não basta ter reservas naturais. Precisamos ter conhecimento, legislação e investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Foi para responder esse desafio que criamos o Instituto IDEAL. Que tenha longa vida e muita energia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário