segunda-feira, julho 05, 2010

CURTAS da semana.

COPA do MUNDO

- a da África já era, agora vamos nos preparar para 2014 (sem Dunga, sem Felipe Melo e tantos outros);
- e o Maradona, levou quatro e volta para casa sem a arrogãncia que chegou;
- e o Uruguai, que grata surpresa. Foi o último a entrar (entrou na repescagem) e, dos nossos "hermanos", vai ser o último a sair. Parabéns Celeste!

POLÍTICA

- hoje é o DIA D. Acabam-se os arranjos obscuros, as conversas de bastidores e as negociatas de última hora. A boa política, os programas de governo, os compromissos dos mandatos, são detalhes. Nada mais que detalhes. É como o nosso hexa, fica para 2014.
- e o vice do Serra? Até ele ficou surpreso com a indicação.
- e por falar no vice do Serra, o deputado Indio, gostaria de saber o que ele vai fazer como relator do projeto Ficha Limpa em relação ao que está ocorrendo com o seu projeto. Sérgio da Costa Ramos, sempre atento, nos lembra na sua coluna que o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) é o segundo político de renome a "driblar" a novíssima Lei da Ficha Limpa. Como Heráclito é um dos caciques do partido do Indio espera-se alguma manifestação pública do nobre deputado.


TECNOLOGIA

- em São Paulo, na última segunda-feira, no Seminário Internacional sobre energia solar, promovido pela HYDRO e pelo Instituto IDEAL, pode-se ver o que há de mais moderno num dos setores que mais investe em tecnologia: o da energia solar;
- na terça, em Brasília, no Ministério dos Esportes, apresentamos o quanto já se avançou com o projeto dos "Estádios Solares" e a importância que terão em relação a imagem que o Brasil pretende passar de uma Copa Limpa e Sustentável;
- segundo cientistas brasileiros a burocracia tem dificultado a importação científica obrigando as universidades a criar uma estrutura própria para cuidar da captação e administração de recursos voltados para a aquisição de equipamentos para pesquisa. O programa chamado Importa Fácil, que de fácil não tem nada, existe desde de 2004;
- na Espanha, o governo estabeleceu como meta priorizar pesquisa e desenvolvimento. É política de Estado. Todas as facilidades possíveis estão sendo implementadas pelo governo espanhol.

CULTURA

Aproveitando meu final de semana em Porto Alegre assisti a apresentação de Arnaldo Cohen, em comemoração aos 60 anos da OSPA. Brasileiro, radicado nos EUA, Cohen proporcionou uma noite inesquecível a todos que lotaram o Auditório da Reitoria da UFRGS. Parabéns a Orquesta Sinfônica de Porto Alegre pelos sessenta anos de uma presença marcante na vida cultural do sul do país. No sábado, Cohen se apresentou em Florianópolis. Foi ele que fez o concerto de abertura do 1º Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina.

Nenhum comentário: