segunda-feira, julho 12, 2010

CURTAS da semana.

DEU ESPANHA!!!!!

- Foi merecida a vitória da Espanha sobre a Holanda. Um time muito bem armado, um técnico, Del Bosque, que é um figuraço. Sem arrogância, uma simpatia. Lembra muito um cobrador de bonde na minha infância em Rio Grande.
- Alemanha 3 x 2 Uruguai - um jogaço. Quando vejo jogo aberto, equipes buscando a vitória, seleções formadas por jovens, técnicos preparados para a função e conscientes das suas responsabilidades .... me dá uma tristeza ...
- Não me lembro de alguma Copa onde não tivesse um brasileiro na lista dos dez melhores.
- O NOME DA COPA: para mim "PAUL", o polvo. Acertou todos os resultados.

COPA DE 2014

Já começa agora. O presidente Lula, na África, anunciou: " a sustentabilidade será uma marca da Copa no nosso país".

TECNOLOGIA

- O mundo parou para ver o avião solar voar. Pela primeira vez um vôo experimental de 24 horas alimentado por painéis solares abastecidos pela energia do sol. Nas suas asas 12 mil células solares. Sem poluir o ar e sem qualquer ruído, a uma altitude de 8,5 mil metros o "Solar Impulse" é um marco importante para o futuro da energia solar no planeta.
- Por uma feliz coincidência estava no CENER - Centro Nacional de Estudos em Energias Renováveis do governo da Espanha, em Pamplona, quando foi apresentado o programa para tirar a Espanha da crise que se encontra. A palavra chave do programa: desenvolvimento tecnológico.
- Enquanto não se tratar o lixo com a atenção que merece estaremos apenas aumentando o problema. O Brasil além de ser um dos países que mais produz lixo é um dos que menos investe na busca de soluções sustentáveis para o problema. Agora, por exemplo, São Paulo, está investindo numa usina de alta tecnologia para gerar eletricidade a partir da queima do lixo. Vamos ver se outros municípios adotam essa alternativa.

ECONOMIA

- Por essa nem os alemães esperavam: a economia da Alemanha vai ter um crescimento maior do que o anunciado. Uma boa notícia para um euro cada vez mais desvalorizado.
- Outra boa notícia vem dos EUA, onde os pedidos de seguro-desemprego caíram nessa semana. Para um dos países que mais sofreu com a crise global, não deixa de ser um dado animador.
- Na Argentina, sob pressão dos sindicatos, o governo decidiu corrigir em 20% a tabela do imposto de renda para pessoas físicas. Com a correção a isenção de impostos chega aos trabalhadores que ganham até 6600 pesos (cerca de R$ 3.000,00). Com a inflação chegando aos 25%, o poder de compra dos trabalhadores vinha caindo de forma assustadora. A correção na Tabela do Imposto de Renda de certa maneira vai possibilitar que mais dinheiro circule nas camadas de baixa renda.
- a internet já é o principal instrumento de ligação entre os bancos e seus clientes. Quase 50 milhões de brasileiros a utilizam. Essa tendência, obviamente, diminui os custos dos seviços bancários. Os bancos, ao que parece, não estão nem aí, se fazem de mortos: continuam cobrando e corrigindo os valores dos serviços que prestam. Segundo o jornal Valor, em 2009, a receita dos serviços dos 50 maiores bancos aumentou 16% e somou R$ 25 bilhões.

POLÍTICA

- Enquanto o casal Kirchner continua atrapalhado para explicar o crescimento do seu patrimônio, no Brasil as declarações de bens dos candidatos merece a nossa atenção. Tem de tudo!
- Não sou só eu que estou intrigado com tanto candidato declarando que guarda altas somas de dinheiro vivo em casa. Olhem o que Valdo Cruz escreve na sua coluna na Folha de domingo: "Não estou dizendo que todos os que declararam à Justiça Eleitoral ter grana guardada em casa estão cometendo um ilícito.... Não dá para generalizar. Mas que é estranho, lá isso é."
- Por essa ninguém esperava: Aldo Rebelo, do PCdoB, resolveu apagar do seu relatório as mazelas de uma exploração predatória e inconsequente no campo. Décadas de desmatamento e ocupação ilegal foram desconsideradas pelo relator. Cobrar as multas, nem pensar. O deputado liberou geral.

O PLANETA AGRADECE

O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca , oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade: aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.

PS - Recebi do meu grande amigo e fiel leitor do blog, Claudius Girard, algumas boas idéias que andam pelo mundo. A iniciativa do Crown Plaza Hotel é uma delas.

CASO BRUNO

O goleiro do Flamengo passou de herói a vilão num piscar de olhos. Acusado, sem esboçar qualquer gesto de auto-defesa, Bruno, reforça a tese de especialistas em comportamento humano, de que: quem tem culpa reage assim. Agora, independentemente do que ocorreu, do envolvimento, ou não, do goleiro Bruno no desaparecimento (ou no homicídio) de sua ex-namorada, é desproporcional o sensacionalismo que a mídia vem dando ao caso. As confissões e as apurações em curso tornam o goleiro no principal suspeito, porém precisa ser antes julgado e condenado.

AMÉRICA LATINA

Duas boas notícias: enquanto no México o tráfico não impediu as eleições gerais ocorridas no dia 5, em Cuba o governo anunciou a libertação de 52 presos políticos. Claro que não estou dizendo que o tráfico, que já matou milhares de pessoas, foi controlado no México e nem que Cuba liberou geral.

EDUCAÇÃO

Vem chamando atenção o trabalho da Secretária de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin. Convencida da necessidade de melhorar a qualidade do ensino no Rio, a secretária tem se aproximado dos professores da rede municipal usando o "twitter". Isso mesmo: e parece que está dando certo! Diariamente, às 5 da manhã, manda suas mensagens. Dos 6600 seguidores que tem, 6000 são professores da rede pública. Não deixa de ser uma boa forma de se comunicar. Outra novidade foi introduzir nas escolas do primeiro grau o ensino da língua inglesa. Sua justificativa: "quanto mais cedo a criança aprender uma língua, mais facilidade ela terá". Aliás, o mesmo argumento (já comentado no blog) do presidente do Uruguai, "Pepe" Mujica.

Nenhum comentário: