segunda-feira, julho 26, 2010

CURTAS da semana

- DIRETO DE MONTEVIDÉU

Na semana passada, dando continuidade as tratativas que estamos mantendo para implantar o Concurso Mercosul em energias renováveis, participamos de algumas bem sucedidas reuniões em Montevidéu. Na quarta-feira, com Denise Gorfinkiel responsável pela Oficina Regional da Unesco para Ciência na América Latina e no Caribe. Desse encontro pude perceber o interesse pelo projeto que estamos propondo. Na quinta, no Parlasul, nos reunimos com todos os parceiros comprometidos com a idéia: Cefir, Parlasul, Grupo de Montevidéu e Universidades Católicas. As bases para o concurso devem ficar prontas até setembro. A idéia, se tudo der certo, é até o final do ano fazermos o lançamento.

- MERCOSUL

As declarações do candidato José Serra contra o Mercosul tem repercutido no Uruguai. Roberto Conde, vicechanceler do Uruguai, declarou que a visão de Serra "de que o Mercosul é uma carga pesada para o Brasil", além de equivocada preocupa.

Já o presidente José Mujica tem expressado a importância do estreitamento dos vínculos entre o Brasil e o Uruguai. Conde, que tem uma excelente relação com o Brasil, tem aproveitado para agendar temas que são de interesse mútuo: "desarollo, fomento del comercio y cooperación en ciencia".

Se as relações do Uruguai com o Brasil estão indo bem o mesmo não podem dizer os uruguaios em relação a Argentina. A agenda Argentina-Uruguai está paralizada. Os problemas envolvendo a papeleira Botnia continuam.

Ao contrário do que vem sendo anunciado, a presidenta Cristina Kirchner declarou que o sistema energético argentino tem respondido bem as demandas do país.

Enquanto isso, Chávez e Uribe continuam trocando ameaças. Chávez declarou ao jornal El Pais que a "ruptura de relaciones el jueves a raiz de las denuncias de Colombia sobre la presunta presencia de guerrillas colombianas en Venezuela y con la anuencia del gobierno de ese país, lo que caracas niega".

Nenhum comentário: