quarta-feira, agosto 18, 2010

"Chicas de shopping"

O que mais me chamou atenção no El Pais (da última segunda-feira) foi a matéria que li no caderno de cultura. A polêmica sobre o filme polaco "Galerianki" está nas ruas de vários países, tem chamado a atenção para o tema e recebido elogios da critica. Sua diretora, Katarzyna Roslaiec, uma jovem vocacionada para o cinema, trás para a tela a vida das "chicas de shopping". São jovens que vendem seus corpos por jeans, celulares, botas e outras demandas próprias das adolocentes que passam horas nos shoppings. O filme se passa em Varsóvia, no imenso shopping de Zlote Tarasy. Relata a história de quatro jovens de 14 a 16 anos que se prostituem dentro do próprio shopping, nos banheiros e dentro de carros nos estacionamentos. Entrevistadas pela diretora, não se consideram prostitutas porque "não rola dinheiro". São de familia de classe média que buscam no "benfeitor" a roupa de marca ou uma bem elaborada ceia de sushi. Roslaniec estudou a fundo essa transformação consumista verificada na Polônia e em outos países do Leste. Os pais cada vez mais envolvidos em ganhar dinheiro para comprar uma nova TV, uma lavadora de roupa ou trocar de carro, tornam seus filhos consumistas naturais. Como o dinheiro da "mesada" é curto partem para essa nova visão do comércio sexual: o do "glamour". O impacto do filme, num país conservador como a Polonia, segundo matéria publicada no New York Times, é devastador. O filme vem provocando um debate nacional sobre valores e a decadência moral da sociedade polonesa, vinte anos depois do regime comunista.

Nenhum comentário: