segunda-feira, agosto 09, 2010

CURTAS da semana.

A FRASE DA SEMANA vai para Hugo Maia Filho (SP) sobre o debate de quinta-feira:
"Estamos diante da angustiante realidade: longe do candidato ideal, realista e inovador".

ESPORTE

- se o debate, na última quinta-feira, entre os presidenciáveis foi morno, o jogo INTER e SÃO PAULO foi quente. Mesmo com o resultado adverso o INTER mereceu chegar na final do Mundial de Clubes, em Abu-Dhabi!
- KAKÁ voltou a ser operado. Como se explica sua convocação se já apresentava problemas no joelho? Será que a Comissão Técnica desconhecia ou se omitiu para preservar uma de suas "figuras carimbadas"?
- se o frio em Santa Catarina continuar assim podemos nos habilitar para sediar as "Olimpíadas de Inverno".
- é da "Ilha" o jovem que ganhou o campeonato mundial de Skate, em Los Angeles. Pedrinho como é chamado mora no Rio Tavares. Parabéns!

POLÍTICA

- continua causando perplexidade as relações patrimoniais dos nossos candidatos: tem de tudo. De forma resumida, o que mais gostam: dinheiro vivo em casa e desvalorização do seu patrimônio. A legislação em vigor pode até permitir mascarar a verdade, agora como nos lembra o advogado, Márcio Vacari, vice-presidente da OAB/SC: "os próprios candidatos deveriam optar pela transparência e não usar a lei a seu favor".
- continua a novela sobre a recuperação do antigo prédio da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Conheço bem o local. Fui vereador naquele prédio por dois mandatos. Orçar em 25 milhões a reforma é um escândalo.
- estamos todos torcendo para que o projeto de lei da senadora Ideli Salvatti, que acaba com o pagamento de aposentadoria aos juizes condenados por corrupção pelo CNJ, seja aprovado. Na semana que passou o Conselho Nacional de Justiça, por unanimidade, aposentou compulsoriamente, o ministro do STJ Paulo Medina, acusado de venda de sentença para bicheiros e donos de bingo. Foi para casa (não para a cadeia) com uma gorda aposentadoria de R$ 25 mil por mês.
- segundo o IBOPE o jogo São Paulo X Inter teve 32 pontos de audiência. O debate dos presidenciáveis 3 pontos. Só não vamos culpar a Globo, não é......

MEIO AMBIENTE

Depois de tramitar por 21 anos no Congresso (isso mesmo), uma das mais importantes políticas públicas de cuidado com o meio ambiente foi aprovada na semana que passou: a lei Nacional dos Resíduos Sólidos. Gostaria muito de estar lá numa hora dessas. Deixar registrado o voto contra os lixões a céu aberto. Votar pela obrigação de fabricantes, distribuidores e vendedores se responsabilizarem pelo recolhimento de embalagens usadas, o que até então nunca fizeram. Votar pela obrigatoriedade das prefeituras com o lixo produzido no seu município, com o fim do transporte do lixo para qualquer terreno, enriquecendo alguns e prejudicando milhões. Com a nova lei, o descaso com que o lixo sempre foi tratado no Brasil deve acabar.

Nenhum comentário: