segunda-feira, agosto 16, 2010

CURTAS da semana.

A FRASE DA SEMANA

A frase (comentário) da semana vai para o Sérgio da Costa Ramos sobre a Beira Mar do Continente. Segundo ele, a "avenida" já pode se escrever no Guinness Book of Records como a "menor avenida do mundo, no maior prazo do mundo": 2,5 quilômetros em seis anos e meio. Isso mesmo que você leu. Levaram mais de seis anos para aprontar 2,5 Km de avenida. E o que é pior: para ligar o nada ao coisa nenhuma. Sob o ponto de vista viário uma obra sem sentido.

POLÍTICA

- Quem esteve na última quinta fazendo campanha em Florianópolis foi a candidata Dilma Rousseff. Se saiu bem. Melhor ainda deve ter se sentido na sexta-feira depois do anúncio da pesquisa Data Folha. Dilma dispara. Está oito pontos na frente de Serra.
- O movimento contra o estaleiro em Biguaçu tentou entregar a candidata manifesto contra a instalação do empreendimento. Não conseguiram. Dilma se pronunciou a favor da obra. Não sou contra estaleiros, empregos e desenvolvimento. Agora que lá em Biguaçu não é lugar de estaleiro, isso não é. O volume de lodo a ser dragado é algo assustador. As consequências para toda a Baia Norte e suas praias são imprevisíveis. Vou continuar falando nesse assunto.
- Fiquei perplexo ao ler o artigo de José Sarney na Folha. Depois de tudo que fez e do controle que tem sobre o Congresso, escreve: "A atual eleição pode oferecer farto material para um estudo mais aprofundado dessa evolução da democracia representativa. Ela está moribunda os partidos não funcionam.........
Como debater idéias nos 140 caracteres de um tweet?"

Seu José nos poupe dos seus comentários!

COPA 2014

- As preocupações continuam. Em São Paulo as indefinições também. Ainda ninguém sabe qual vai ser o estádio da Copa. Quanto aos gargalos na infraestrutura, sem um modal ferroviário (como o da Alemanha), sem boas estradas (como na Espanha) e sem aeroportos adequados a mobilidade de milhões de pessoas está ameaçada. Só para dar um exemplo, em Brasília, no ano passado, o fluxo de passageiros no aeroporto já era 20% acima do que foi projetado.

CIDADANIA

Em Imbituba o clima é de guerra. O Ministério Público Federal tomou a dianteira evitando um conflito maior. Entrou com uma ação civil pública contra as empresas Engesul e Sulfacal com o objetivo de garantir o direito da posse das terras para a comunidade das Areias da Ribanceira. São cerca de 100 famílias que ocupam aquela área de 240 hectares há mais de 200 anos. A atividade econômica é o plantio da mandioca. A força dos especuladores de plantão é muito grande. A resistência da comunidade também. A solidariedade tem ajudado as famílias ameaçadas. No sábado fui para lá levar meu apoio. Em Imbituba e, em particular, na Ribanceira tenho grandes amigos.

BR 101

Volto a falar da BR 101, aquela estrada que não terminam e que cobram pedágio. Agora o assunto é o lote 29, que fica entre Sombrio e Araranguá. As empreiteras responsáveis DM e Triunfo, que só fizeram 3% do serviço contratado, querem agora voltar a participar de uma nova licitação do serviço que não fizeram. Uma vergonha! Felizmente, o governo tomou a decisão que devia tomar: deixou de fora da licitação as duas empreiteiras citadas.

DRAMA

A situação dos mineiros chilenos é dramática. A cada dia que passa diminuem as esperanças de sobrevivência dos 33 mineiros soterrados.

Nenhum comentário: