A FRASE DA SEMANA vai para o senador Arthur Virgílio (PSDB/AM), isolado e vendo sua reeleição ameaçada: "se fosse adesista já estaria eleito".
ENERGIA
Mais uma vez ficou comprovado o acerto que foi o governo promover leilão de energia de fontes alternativas. Os preços voltaram a cair entre os ofertantes de energia eólica. O preço médio ficou em R$ 134,00 o MWH. A Impsa e a Iberdrola, duas grandes empresas do setor, tomaram conta do leilão negociando cada uma mais de 120 MW em parques eólicos. Pela tradição das duas empresas pode-se afirmar que a energia eólica está, definitivamente, consolidada no Brasil. Só para efeito comparativo, a Iberdrola tem hoje no mundo 11 GW de potência instalada em parques eólicos, praticamente uma Itaipú. O Rio Grande do Norte foi o estado com o maior número de projetos (30), seguido da Bahia (16) e do Rio Grande do Sul com 10.
Assim como as eólicas levaram 10 anos para se consolidarem como uma fonte alternativa viável, as próximas serão a energia solar e a energia proviniente do lixo. Aguardem.....
COPA 2014
E o Corinthians hem.....acabou levando. Estava escrito nas estrelas que São Paulo jamais poderia ficar fora da Copa. O Morumbi tinha sido vetado pela FIFA, que aliás tem poder absoluto sobre os estádios. O Corinthians comemora 100 anos, é o time do presidente Lula, estava com um projeto pronto, adiciona-se a isso uma grande empreiteira interessada em participar do empreendimento é gol na certa. Conheci o projeto há duas semanas atrás. É muito bonito. Tem grandes chances de ser solarizado. O escritório de arquitetura defende a idéia.
AEROPORTOS
Continuam preocupando. Não só os que vão atender as cidades sede da Copa mas também os que tem que nos atender. Estive em Vitória na semana passada participando da 7ª Semana de Engenharia como palestrante. O aeroporto de Vitória é uma vergonha. Consegue ser bem pior que o Hercílio Luz. Por falar no nosso, na sexta-feira, no final da tarde, levei mais tempo do aeroporto para chegar em casa de carro do que de São Paulo até Florianópolis de avião. Foram 70 minutos para percorrer 12 km.
CURIOSIDADE
Criada na França a caneta BIC conhecida de todos nós comemora 60 anos. Ao longo desse tempo, ela mudou pouco. A grande sacada, que a torna líder mundial, é porque escreve bem mais que as outras. Resumindo: é boa e barata.
ECONOMIA
A bolsa de São Paulo passou a semana em alta. Chegou a registrar 2,7% num único dia. A explicação vem do além mar: o PIB dos EUA dá sinais de reação. Moral da história: cada vez mais a economia é um complexo estudo de mercado e relações internacionais. Tanto é verdade, que o setor privado aposta suas fichas no papel que Antonio Palocci vai ter no próximo governo. Sempre é bom lembrar que foi Palocci que acompanhou Dilma em Nova York onde reuniu-se com investidores e empresários internacionais. Segundo o Estadão de domingo, José Dirceu vem minando internamente as pretensões de Palocci. Começou cedo.
Com a massa salarial crescendo, 3% em julho, e o desemprego em queda, 6,9% em julho, o Natal aquecido está garantido. O resultado político dessa equação pode ser visto nas pesquisas eleitorais. Dilma cresce a cada dia. Sua vitória no primeiro turno está quase assegurada. É a economia que move o eleitor, o resto são pequenos detalhes.
POLÍTICA
Enquanto não for esclarecido o que se passou na delegacia da Receita Federal em Mauá, com a violação do sigilo fiscal de alguns contribuintes, todas as conjecturas e suspeitas são válidas. E isso não é bom para a democracia.
Oportuna a decisão do ministro Ayres Brito, do Supremo Tribunal Federal, de impedir a censura ao humor no processo eleitoral. Para ele os programas humorísticos fazem parte da nossa cultura, são uma forma de expressão e contribuem para o fortalecimento da democracia. Tiririca que o diga......
MEIO AMBIENTE
Quem estava em São Paulo nessa quinta-feira pode sentir o futuro que nos espera. Sobre a cidade, uma névoa cinza, a temperatura 31,7°C (em agosto, pleno inverno) e a umidade relativa do ar 13% (o normal para a saúde é 60%). Aliás, foi nessa semana que o rodízio de carros em São Paulo completou 15 anos. Para os especialistas os níveis de poluição não baixaram e os congestionamentos se agravaram. Claro que em quinze anos o número de carros na cidade praticamente dobrou, anulando os possíveis efeitos positivos do rodízio.
PELO MUNDO
No comentário anterior que fiz sobre o massacre de imigrantes ilegais no México cometi um erro: foram 72 mortos. A chacina chocou o mundo. No México a onda de atrocidades expõe a fragilidade do estado mexicano diante o crime organizado.
Na Venezuela as atenções estão voltadas para a eleições que ocorrerão no próximo mês. Analistas comentam sobre a possibilidade de Chávez perder a maioria que detem no Congresso. A popularidade de Chávez vem caindo, em meio à recessão, a inflação e ao aumento da criminalidade.
Na Rússia a seca prolongada está tirando vidas e ameaçando a economia. O número de mortos passa dos cinquenta. Moscou tem estado cercada de fumaça. O PIB deve sofrer uma grande queda já que 25% da produção agrícola foi destruída.
No Chile o drama dos 33 mineiros ainda vai longe. Com toda a tecnologia disponível para tirá-los de lá serão meses de muito trabalho. Espero que não façam dessa tragédia um Big Brother, com o olho mágico da mídia levando imagens do sofrimento dos mineiros e de seus familiares para o mundo todo.
No Iraque as tropas americanas começam a deixar o país. O plano da retirada gradual aprovado em 2008 está sendo cumprido à risca por Obama. A expectativa sobre o que vai acontecer com o Iraque é grande. As tensões étnico-religiosas estão presentes nas ruas e os atentados são frequentes. Só no mês passado foram 535 mortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário