
FOTO ACIMA - Cercado de amigos e morangos por todos os lados, dia 12, fiquei um ano mais "maduro". Sem que eu percebesse, a sempre atenta jornalista e companheira de longa data, Alessandra Mathias, registrou (com seu celular) meu momento de gula. Com as "energias renovadas" pela nata, morangos e suspiros já estamos nos preparando para o próximo aniversário .
A FRASE DA SEMANA - é de Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia:"A era Lula, que acaba agora, não foi um paraíso, mas a economia cresceu muito bem, houve grande investimento na redução doa pobreza, a inflação e a situação fiscal estão controladas e o mercado domético se fortaleceu".
ESTRADAS - um dos nossos gargalos são as péssimas condições de nossas estradas. Até aí nada de novo, basta rodar para ver. Nos últimos dez anos o número de veículos dobrou: de 29 milhões para 60 milhões. As estradas, como as ruas das nossas cidades, são praticamente as mesmas. Não há mágica que resolva essa situação. Se não mudarmos a forma de nos locomover e de transportar nossos produtos o "apagão" viário vai bater na nossa porta. Aguardem!
POLÍTICA & ECONOMIA - quase sempre andam juntas. Muitas vezes nem se percebe. Mas em se tratando de eleição, política e economia se confundem. Decidem! É o nosso caso: a eleição de Dilma se consolida muito em função do bom momento da nossa economia. Querem um exemplo: em junho o Instituto Internacional de Finanças, entidade que congrega os maiores bancos do mundo, através de seu representante para a América Latina, Frederick Jaspersen, fez uma previsão pessimista sobre Dilma. Luciano Coutinho, presidente do BNDES, que participava do mesmo encontro, taxou a avaliação de Jaspersen de "tendenciosa e enviezada". Passados três meses, com a boa performance da candidatura de Dilma, o mesmo Jaspersen já se esqueceu de Serra e passa a ver um governo Dilma com bons olhos. (Jornal o Valor)
POLÍTICA & ESCRACHO - já tinha comentado: Tiririca é o cara. Segundo as pesquisas vai chegar próximo dos 1 milhão de votos em São Paulo. Um fenômeno. Tiririca virou o voto de protesto. Suas declarações: "pior do que está não fica"; "o que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vota em mim que eu te conto", caíram no agrado do povo, onde sempre há espaço para aventureiros e gozadores.
ERENICE - A Casa Civil está exposta. Ou, se preferirem, em "guerra". A saída de Erenice Guerra, em meio a um bombardeio de denúncias, só confirma o grau de constrangimento que se encontra o segundo espaço de poder da República. Nesse episódio em particular, ao meu ver, erraram todos: Erenice em aceitar o cargo; Dilma por indicá-la para um cargo tão importante e Lula por aceitar a indicação sem fazer uma profunda avaliação do nome que estava sendo apresentado. Ao que consta, o presidente não esconde mais de pessoas próximas, o seu arrependimento pela nomeação. Uma outra observação, de ordem pessoal, me faz indagar: por que as pessoas não respeitam suas limitações e aceitam cargos muito acima de suas condições?
ESPORTE I - a semana foi do Neymar. Não pelo que jogou, mas pelo que aprontou.
ESPORTE II - depois do Corinthias agora é a vez do Palmeiras anunciar uma nova arena com capacidade de sediar a Copa de 2014. O projeto é da construtora WTorre e estabelece 30 anos como o tempo de uso por parte do empreendedor.
COPA 2014 - e por falar em estádios da Copa quem está de olho é o TCU. O orgão alerta sobre os riscos que a União corre de assumir custos não previstos. Nós que defendemos a "Copa Limpa", queremos ela limpa em todos os sentidos.
EU SÓ QUERIA ENTENDER I - o que realmente levou o afastamento do servidor e responsável pelo ICMBio em Santa Catarina, Apoena Calixto Figuerôa. Segundo nota publicada nos jornais pelo presidente da Associação dos Servidores do Ibama e do ICMBio, Angelo Lima Francisco, "até o momento a presidência do ICMBio não justificou os motivos que levaram à exoneração do servidor do cargo que ocupava". A origem de tudo está no polêmico projeto do estabeiro de Eike Batista, em Biguaçu.
EU SÓ QUERIA ENTENDER II - o que estava fazendo o carro oficial do prefeito de Florianópolis, Dario Berguer, apreendido pela Polícia Rodoviária Federal, com material de campanha de Rose Berguer no porta mala.
EU SÓ QUERIA ENTENDER III - porque Erenice Guerra não atendeu as três solicitações da Comissão de Ética da Presidência da República sobre o envio de sua Declaração de Informações Confidenciais. Essa informação é obrigatoria no processo de nomeação para o cargo.
AMAPÁ - o estado por onde Sarney se elege para o Senado está se mostrando como "terra sem lei". A Operação Mãos Limpas da Políca Federal já prendeu 18.
CLIMA - que o clima essa semana em Brasília foi quente, ninguém duvida. Que o diga o pessoal que trabalha na Casa Civil. Agora, que além de quente também foi seco todos sabem. Brasília completa 115 dias sem chuva.
PELO MUNDO I - não foi boa a semana para os cubanos. O anúncio da demissão de centenas de milhares servidores públicos trouxe revolta e desalento.
PELO MUNDO II - não está sendo fácil a semana para Sarkozy. Depois das fortes reações nas ruas de Paris contra a reforma da previdência, o governo francês vai ser acionado na Corte Européia pela expulsão dos ciganos da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário