segunda-feira, setembro 27, 2010

Curtas da semana


Durante o III Congresso Brasileiro de Energia Solar, em Belém, apresentamos o projeto do "selo solar" para incentivar e promover futuros compradores de energia fotovoltaica (energia limpa produzida diretamente pelo sol). No debate, novas sugestões vieram. Outras virão. Estamos começando o processo. Esperamos mais contribuições. Na foto, da esquerda para a direita: Johannes (GTZ), Alex (UFSC), eu e Paula (GTZ).


FRASE da SEMANA - domingo é dia de todos votarmos. "O voto, além de significar o maior exercício de civismo, deve definir também um compromisso que não se esgote nas urnas". (Emílio Odebrecht)


FICHA LIMPA - por essa ninguém esperava. O Supremo decidiu não decidir. Roriz, o ex-governador do Distrito Federal (e candidato ao cargo), numa manobra extrema, renunciou e lançou a mulher em seu lugar. Com isso o processo do julgamento do STF sobre a validade da Ficha Limpa está extinto. Centenas de "fichas sujas" agradecem.


RORIZ - para quem não se lembra é o mesmo que renunciou o mandato de senador para não ser cassado. De renúncia em renúncia, Roriz, esse péssimo exemplo de político, continua sendo votado. Lamentável!


PETROBRAS - vencida a fase das indefinições, o processo de capitalização da Petrobras foi um sucesso. A empresa captou 120 bilhões de reais na maior oferta de ações já feita no mundo. O governo ampliou sua participação para 48% e sócios minoritários também aderiram ao lançamento de ações de forma surpreendente.


EDUCAÇÂO - duas notícias me chamaram a atenção (e de forma negativa): entre as 200 melhores universidades do mundo - nenhuma brasileira; 680 mil é o número de alunos universitários em cursos mal avaliados pelo Ministério da Educação.


SAÚDE - que correr e caminhar faz bem todos sabemos. A sensação é ótima. Agora, estudos científicos comprovam: correr fortalece o pulmão e aumenta a capacidade de trocar CO² por oxigênio. Os pesquisadores são da USP, Augusto Coppi e sua aluna Luciana Abrahão.
PELO MUNDO - na Argentina a briga continua. A presidente Cristina Kirchner é acusada pelos donos do "La Nación" de comprar testemunhas. Já a senhora Kirchner os acusa de crimes contra a humanidade. Vai longe.
No Chile, os 33 mineradores presos na mina de San José devem ser retirados numa capsúla projetada para essa dificil operação de resgate.
Na Venezuela, as eleições desse final de semana estão sendo muito aguardadas. Governo e oposição taravam uma verdadeira batalha atrás dos votos. Lá o voto não é obrigatório e a disputa pela maioria dos assentos na Assembléia Nacional é o objetivo maior.
CIDADANIA (+) - em Madri, o governo colocou rede sem fios (Wi Fi) em 60% dos onibus da cidade. A rede é gratuita.
CIDADANIA (-) o campo de refugiados do Quênia é uma verdadeira bomba relógio. Sem água e sem comida 75 mil refugiados vivem de forma precária. Fábio Rosa, diretor do Instituto IDEAL, conhece bem essa dura realidade. Com projetos solares para bombear água e levar energia elétrica para os refugiados, Fábio tem mostrado ao mundo a importância do sol em projetos de grande alcance social.

Nenhum comentário: