sábado, outubro 02, 2010

América Latina

Na próxima segunda vou deixar de comentar "as curtas da semana" para me dedicar ao resultado das eleições de domingo. Em razão disso aproveito o sábado para tratar do "mini golpe" no Equador e do bom debate que ocorreu em Buenos Aires: Universidade/Estado/Sociedade.

EQUADOR - o que aparentemente parecia ser um movimento em defesa de direitos trabalhistas quase virou um golpe de Estado. Conhecido por ser bastante voluntarioso, o presidente Rafael Correa foi golpeado no meio do tumulto. Levado para o hospital o presidente Correa também acabou ficando "retido" por mais de 9 horas. Um tipo de sequestro inaceitável. Um constrangimento para o país e para a democracia. Os policias não mediram as consequências do que fizeram. Que o fracasso da rebelião sirva de lição.

BUENOS AIRES I - o apoio que Correa teve de todos os países foi determinante para por um fim à aventura dos rebelados. Uma reunião urgente da Unasur trouxe para Buenos Aires vários presidentes de países da região que prontamente se solidarizaram com Correa.

BUENOS AIRES II - enquanto os presidentes se reuniam na Casa Rosada, distante da li, no Parque de Palermo, milhares de estudantes debatiam o tema: Universidade/Sociedade/Estado. Em paralelo, reitores e professores de 21 universidades participavam do I Seminário sobre Energias Sustentáveis. Convidado deixei minha contribuição.

Nenhum comentário: