terça-feira, outubro 05, 2010

Obrigado Reguffe!

- Não conheço José Reguffe (PDT/DF) mas fiquei muito satisfeito em saber que ele tinha feito 1,8 milhões de votos. Fui atrás para saber quem era: Reguffe é um jovem deputado distrital que lutou contra a corrupção no Distrito Federal. Foi um dos principais opositores do governo Arruda (aquele da farra com o dinheiro público). Com 19% dos votos válidos Reguffe tem 38 anos é economista e teve como bandeira a ética na política. Se o caro leitor está surpreso com esse meu entusiasmo por alguém que nem conheço, segue a explicação: se não fosse Reguffe, o deputado mais votado do Brasil seria o Tiririca. Ninguém merece!


AINDA SOBRE AS ELEIÇÕES - duas surpresas sobre a corrida ao Senado. No Rio, Lindberg Farias (PT) foi o mais votado com 27% dos votos válidos. Em São Paulo, o mais votado foi Aloysio Nunes (PSDB) com 30,47% dos votos válidos. Nenhum dos dois aparecia nas pesquisas como favorito.

- a organização e a logística do sistema brasileiro de votação merecem ser comentadas. Num país da dimensão do nosso ter o resultado poucas horas depois do fechamento das urnas, impressiona a todos.

- o resultado da expressiva votação de Marina não se limita a ter provocado o segundo turno. O mais importante é que vai obrigar Dilma e Serra a incorporarem nos debates, na campanha e nos compromissos de governo o tema meio ambiente/sustentabilidade. Marina, que tinha 10% nas pesquisas, chegou a 20%. Sua frágil candidatura foi levada pelos bons ventos de um novo modelo de desenvolvimento que a humanidade almeja.

Nenhum comentário: