segunda-feira, julho 02, 2012

E o Paraguai......

O afastamento do presidente Lugo ainda vai dar muito que falar. Foi o assunto mais comentado da semana. Na Argentina, a reunião do Mercosul( sem o Paraguai) confirmou o afastamento dos paraguaios e a inclusão da Venezuela na bloco. Até aí, nenhuma surpresa. Já eram encaminhamentos anunciados. Mas o processo como um todo, e suas consequências no Brasil e para a região, está longe de ter um consenso. Na Folha de domingo, três conhecidos comentaristas abordam o que se passou no Paraguai de forma bem diferenciada:

- "Ponto para a diplomacia brasileira, que acalmou o Planalto, fechou com o uruguaio Mujica, baixou a bola de Cristina Kirchner e impediu que a turma do Chávez incendiasse o Paraguai".
Eliane Cantanhêde

- "Com três anos e dois meses de antecedência, o governo de Barak Obama estava informado, por sua embaixada, do golpe que era planejado sob o disfarce de um - julgamento político dentro do Parlamento. Tal como veio a ser feito".
Janio de Freitas

- "Durante as festividades da RIO + 20, Dilma e Patriota souberam que a Câmara dos deputados aprovara a abertura do processo de impedimento do presidente Fernando Lugo por 76 votos a 1.......  A Embaixada do Brasil em Assunção já advertira o governo, há semanas, a respeito da gravidade da situação. Fizeram o quê? Nada.".
Elio Gaspari

Com a diferente leitura que experientes jornalistas vem fazendo sobre o episódio ocorrido no Paraguai, dá para afirmar - que muita água  ainda vai rolar.        
  

Nenhum comentário: