O ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, já tinha sido comentado aqui no blog. Recentemente ele foi entrevistado por Vaguinaldo Marinheiro e Regiane Teixeira ("Cotidiano", 24/6). Sobre sua entrevista, Ruy Castro, destacou alguns problemas comuns às grandes cidades. Diante da proximidade das eleições para prefeitos e vereadores, achei por bem registrar algumas das idéias de Peñalosa:
" Os carros são maravilhosos para passear. Mas, se todos resolverem ir de carro ao trabalho, a cidade entra em colapso."
" Não defendo que as pessoas não tenham carro. Defendo que repensem como usá-lo".
" Não devemos proibir o carro, mas dificultar a sua utilização".
" A cidade avançada não é aquela que os pobres andam de carro, mas aquela que os ricos usam transporte público".
"....já existem cidades assim e que são as mais bem- sucedidas do mundo, como Nova York, Londres, Zurique....".
" Se o prefeito resolver acabar com áreas de estacionamento para ampliar calçadas e ciclovias, pode haver muita reclamação. Vão dizer: onde vamos estacionar? O prefeito, então, pode responder: isso não é responsabilidade minha. É um problema privado. Eu também não digo onde voce guarda sua roupa. O estacionamento não é um direito adquirido".
" Devemos pensar em cidades para os mais vulneráveis. Para as crianças, para os idosos, os que se movimentam em cadeiras de rodas... se a cidade for boa para eles, será também boa para os demais".
PS- Florianópolis, que não é uma cidade grande, já enfrenta um trânsito caótico. Se continuar crescendo sem observar suas limitações físicas, agravadas pela falta de iniciativa e inteligência na gestão da mobilidade urbana, a cidade está fadada a um colapso precoce. Fica o alerta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário