quarta-feira, agosto 15, 2012

Olimpíadas: muita grana e pouco ouro

Depois da derrota do nosso futebol para o México, no sábado, pensei escrever sobre o ocorrido e desisti.  No domingo, a mesma coisa: pensei escrever sobre nossa derrota para Rússia no volei e também desisti. Logo me veio a lembrança meu entusiasmo inicial, com a medalha de ouro no judô conquistada pela jovem Sarah Menezes.. O que mudou durante as Olimpíadas foi, mais uma vez, o duro encontro com a realidade: a falta de pódios..

Embora a nossa delegação tenha sido uma das maiores e o custo por medalha tenha sido um dos mais altos, mesmo assim ficamos num vexatório vigésimo segundo lugar. Muito pouco para quem daqui a 4 anos é sede das Olimpíadas. Ao que parece não foi falta de dinheiro. Foram gastos cerca de 2 bilhões de reais, muito acima do que países "mais medalhados" do que nós gastaram. O que nos falta então?  Sem essa resposta fica difícil planejar um bom desempenho em 2016.

O ministro Aldo Rebelo, já mandou o recado: "precisamos melhorar muito para 2016".

O ministro sabe, como nós também, que não basta ser sede para as medalhas aparecerem. Os bons resultados estão associados a um bom  projeto e trabalho, muito trabalho. A Grà-Bretanha soube se preparar e as medalhas vieram. Ficou em terceiro lugar, seu melhor resultado, por mérito próprio.



3 comentários:

Elizabeth disse...

Bom texto e bom questionamento na questao dos investimentos no esporte. Gostaria somente de sugerir, porque todo texto é também ferramenta de aprendizagem, para fazer as devidas correcoes gramaticais: "daqui a quatro anos" é o correto e nao "daqui há quatro anos". Nao existe essa expressao porque se trata de passado.
Beth

Mauro Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauro Passos disse...

Obrigado pelo comentário e pela observação gramatical. Mauro.