terça-feira, setembro 18, 2012

Por um mundo mais limpo

O Greenpeace tem levado a bandeira de uma matiz energética alternativa e limpa, para encontros globais que tratam do tema. Ao criar a campanha Clima e Energia, focada na necessidade do mundo se desenvolver sem poluir, o Greenpeace dá uma importante contribuição para que governos e sociedade se sensibilizem e incorporem esse projeto. Buscar uma nova forma de se desenvolver, considerando e respeitando os impactos sociais e ambientais, é tarefa de todos nós.

O Relatório Global de Energias Renováveis, de 2011, que levanta dados sobre o uso de fontes como solar, eólica, hídrica, biomassa e geotérmica, mostra que os investimentos nas energias renováveis, atingiu 211 bilhòes de dólares, 32% a mais do que foi investido no ano anterior. E, de acordo com o relatório, 118 nações tem política de estímulo ao uso de energias renováveis.

São dados animadores. Países como China e EUA, que lideram o ranking dos que mais poluem, atualmente são os que mais investem em energias renováveis. Só a China tem hoje 260 GW instalado de energia renovável. Só para efeito de comparação é duas vezes toda a potência instalada no Brasil. No campo também há uma revolução energética em curso. Segundo o relatório, atividades básicas como aquecimento, refrigeração e bombeamento de água estão sendo garantidos através de pequenos sistemas fotovoltaicos, mini turbinas eólicas, PCH e equipamentos à base de biomassa. Já existem 44 milhões de lares no campo abastecidos através de biodigestores.

Nenhum comentário: