segunda-feira, novembro 03, 2014

Brasil - a energia do sol tem a tua cara

A data 3 de novembro, vai ficar marcada na história do Instituto IDEAL. Na abertura do IX Foro de Integración Energética Regional, em San Salvador, minha palestra sobre o desenvolvimento e o acesso a energia sustentável na América Latina está focada na energia solar. A base da apresentação é o Projeto América do Sol e o resultado do leilão da última sexta-feira, dia 31.

O Brasil, finalmente, acordou para a energia solar confirmando o que há sete anos pregamos - "o país é a porta de entrada para esse novo mercado na América Latina". Foram contratados 31 projetos solares, que somam 1048 MW de capacidade instalada. O prazo para estarem operando é outubro de 2017 (A3). O preço médio ficou em R$215,00/MWh, um deságio de 18% em relação ao teto estabelecido R$262,00/MWh. O resultado superou todas as expectativas, o que confirma o crescente interesse do mercado pela energia solar.

PS- na América Latina somos 600 milhões de pessoas. Cinco por cento delas não tem energia. Por outro lado, do potencial de energia renovável do mundo- 25% se encontra aqui. Temos todas as condições de atender a todos.  O que nos falta: melhor uso (eficiência energética) e tecnologia.

Nenhum comentário: