terça-feira, março 31, 2015

O reinado das ideas, o novo mundo dos negócios.

Lendo o LA NACION de domingo me detive na matéria "El reinado de las ideas", de Sebastían Campanario. No primeiro parágrafo o tema já prende a atenção do leitor, ao abordar o término da dinâmica empresarial dos ativos físicos. Segundo ele, agora, os grandes ativos passam a ser as boas ideias. Basta ver que a empresa mais valiosa do mundo em transporte, não possui um veículo sequer (Uber). A número um no negócio imobiliário, não tem uma propriedade (Airbnb). O maior site de vendas no mundo, não trabalha com estoque (Alibaba). E por fim, a empresa mais conhecida pelos  conteúdos que disponibiliza, não gera seus próprios conteúdos (Facebook).

Segundo Fernando Zerboni, professor de administração empresarial e especialista no impacto digital, as empresas exitosas passam da era da apropriação do conhecimento para exploração do novo - saem da rigidez para a flexibilidade. É um outro modelo de negócios, uma nova agenda. Desafiadora e apaixonante, porque afeta diretamente o mundo e as economias globais. Conhecer as tendências dos consumidores passa a ser determinante nessa nova forma de se conceber negócios. Um exemplo, por todos conhecido, que retrata bem esse novo momento - é a Apple. A empresa mais valiosa do mundo acompanha as tendências com lupa. Chegou onde chegou por seu talento, por suas ideias e por modelos de negócios exitosos. Com certeza não foi por causa dos seus prédios e máquinas.

Em resumo, esse é o novo mundo que se apresenta para nós. É bem mais fácil de ser entendido e acolhido pelos jovens. Portanto, o blog de OLHO NO FUTURO o saúda.  Seja bem vindo -  o reinado das ideias!

Nenhum comentário: