quarta-feira, maio 27, 2015

Energia renovável - empregos pelo mundo.

Durante o encontro da ONU - SE 4 ALL - Energia Sustentável Para Todos, o que mais chamou a atenção foi o grande número de empregos que o setor vem criando. Segundo a IRENA, Internacional Renewable Energy Agency, em termos de novos empregos, a energia renovável foi o segmento que mais criou empregos no mundo.

A China, como sempre, lidera: criou 3,4 milhões de empregos. A energia fotovoltaica foi o grande destaque: 1,6 milhões de empregos. O país produz 34 GW/ano ( três usinas de Itaipu).

A Alemanha que já tinha ocupado um lugar de destaque nos chamados empregos verdes (ou sustentáveis), em função do seu compromisso histórico com as fontes renováveis (eólica e solar) - já empregou mais. Agora, por lá, o que se percebe é que os novos empregos se deslocaram para a energia eólica offshore (no mar), com 19.000 novos postos.

Uma boa surpresa vem dos EUA. Em 2014 o mercado dos "green jobs" cresceu 22%. Passou de 142.000 para 174.000 postos. Destes, 97.000 estão no setor fotovoltaico.

Outra grata notícia vem da Índia. O governo anunciou 100 GW de energia solar até 2022. Para atender essa demanda: serão necessários 1 milhão de novos empregos para estudar, fabricar e instalar plantas solares.

Sobre o Brasil, já comentei aqui no blog. Estamos avançando, devagar ......e sempre.  

Nenhum comentário: