quarta-feira, maio 20, 2015

NY - uma cidade que busca a sustentabilidade.

Em eventos como SE 4 ALL, nem sempre energia é o que mais impressiona. Gostei demais da palestra da Diretora de Sustentabilidade da Prefeitura de Nova York, Nicola Mesa. Segundo ela, a cidade vem superando suas dificuldades e vive um bom momento. Está com o menor índice de desemprego dos últimos anos, o que ajuda muito qualquer cidade. Em NY, onde sustentabilidade é a prioridade da atual gestão, o bom clima nas ruas - ajuda muito.. Do mega orçamento que tem NY, um dos maiores do mundo, 8% está reservado para ser aplicado em soluções que tornem a cidade mais humana e acolhedora.

Filha de cubanos, seu pai trabalhava na empresa de energia em Cuba, Nicola comenta que o desafio que tem pela frente é grande. A cidade conta com 8,5 milhões de habitantes, mas tem que ser planejada como se tivesse 20. No caso de NY, o impacto dos turistas e dos moradores da região metropolitana na cidade faz diferença e tem que ser estudado. É preciso tentar, tentar várias vezes, enfatizou Nicola. Pensar "sustentabilidade" numa cidade complexa como NY é tarefa diária. O horizonte para planejar e implementar  as ações é de 20 anos. Segundo ela, é um tempo razoável. Quando o horizonte está muito distante, as pessoas acabam não se envolvendo como deviam, justamente por achar que não irão conviver com as consequências. No caso de NY, onde a população é bem consciente e exigente, ela consegue enxergar a cidade vinte anos para a frente e se posicionar conforme seu convencimento.

Quando a prefeitura pensa NY sustentável, e olha para o seu futuro - o olhar é amplo. Vai da relação entre vizinhos, passa pela produção e distribuição de alimentos, criação de empregos e oportunidades de novos negócios. Sem falar, é claro no que nossos governantes também falam: educação e saúde de qualidade, mobilidade urbana, qualidade de vida, lixo, energia, água..... desculpem se esqueci algum outro.

Por último, Nicola destacou a necessidade dos governantes ouvirem. Ouvir, ouvir muito, os cidadãos. Nunca esquecer que as cidades só existem por causa deles.

Nenhum comentário: