Cinema itinerante recebe Selo Solar


O CINESOLAR, primeiro cinema itinerante do Brasil a utilizar energia solar para exibir filmes, foi certificado com o Selo Solar Socioambiental, uma iniciativa do Ideal e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ainda este mês, foram entregues outros quatro novos Selos: o primeiro de Brasília e também o pioneiro do segmento de salões de beleza, e outros três para residências no Distrito Federal, em Videira (SC) e em Campo Grande (MS). Para receber o Selo Socioambiental, não é exigido um consumo mínimo de eletricidade vinda de fonte solar, mas sim a instalação voluntária do sistema de geração própria e a comprovação de benefícios sócio e/ou ambientais, caso do CINESOLAR.
Equipado com módulos solares na cobertura do veículo, o cinema itinerante viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de longas-metragens brasileiros e curtas-metragens de temática socioambiental. Desde sua inauguração, em 2013, o CINESOLAR percorreu mais de 80 cidades brasileiras e contabiliza um público superior a 30 mil pessoas.
Segundo os coordenadores do projeto, neste período, foram economizados mais de 300 mil watts de energia elétrica, equivalente a cerca de 750 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Toda a energia consumida nas sessões de cinema vem do sistema fotovoltaico e o veículo pode ser visitado por aqueles que querem saber mais sobre a tecnologia.
O Selo Solar tem o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do KfW Banco de Fomento Alemão. (Fonte: Instituto IDEAL - www.institutoideal.org)