quinta-feira, agosto 27, 2015

Migrações pelo mundo, um problema que só se agrava.


De tempos em tempos o blog se rende aos temas políticos, econômicos ou sociais, diante a relevância do assunto. Impressionado com as cenas vinculadas aos imigrantes pelo mundo afora, um verdadeiro flagelo social, sai atrás de informações.

O fluxo migratório parece sem controle. Além do que já vinha acontecendo com milhares de africanos arriscando a vida num transporte precário para chegar na Europa via Itália, surgem  novos pontos de fuga. Agora mesmo, a notícia que chega é de que  8000 imigrantes entraram na Sérvia em dois dias. Na França, grandes acampamentos de refugiados se formam da noite para o dia: o objetivo entrar na Inglaterra.

Na América Latina, onde migração em larga escala nunca foi nosso forte, conflitos de fronteira entre Venezuela e Colômbia são as novidades da semana. Nos últimos dias, mais de 1000 colombianos se viram obrigados a atravessar a fronteira. A crise estabelecida entre Colômbia e Venezuela, ao que parece, está mais com cara de disputa política entre os dois governos do que um grave problema social. Enfim ....quem sofre as consequências na África, na Europa e agora aqui - é o povo!



Nenhum comentário: