quinta-feira, junho 30, 2016

Taxas de juros abusivas: ninguém merece!

Os recentes dados do Banco Central sobre as taxas de juros praticadas no mercado, mostram o tamanho da crise que atravessamos. Sempre manifestei minha discordância com a politica dos juros altos adotada no Brasil. Sai governo, entra governo: tudo igual. Não vejo o menor sentido no que estão fazendo. Quando o Banco Central anunciou na semana passada, que a taxa de juro para cheques especiais cresceu 79% em 12 meses, chegando a 311% ao ano, maior taxa praticada desde de julho de 1994, só me veio a lembrança a expressão de todos conhecida: ninguém merece!

O próprio Banco Central continua aterrorizando os brasileiros ao informar que para os Cartões de Crédito, o buraco é mais embaixo: nesse caso o juro é de 471% ao ano.

Para o bem de todos e felicidade geral da nação, esses índices que transformam cidadãos em reféns do sistema financeiro deveriam estar disponíveis em todas propagandas do governo - alertando para o alto risco de empobrecimento que causam. Os partidos políticos, que invadem nossas casas com uma propaganda eleitoral desconectada da vida real, deveriam esclarecer as consequências desastrosas das taxas de juros abusivas como as praticadas aqui. O efeito prático de um movimento como esse vai possibilitar que as pessoas fiquem mais conscientes e cuidadosas com a oferta de crédito. Taxa de juro abusiva só faz bem para os bancos.

PS- o saldo de todas as operações de crédito concedido pelos bancos é de R$ 3,14 trilhões. É praticamente metade do nosso PIB.  Fonte: Banco Central

Nenhum comentário: