segunda-feira, julho 04, 2016

Construções inteligentes, o quanto nos falta fazer.




O Ginásio de Basquete Maravillas, em Madri, é da década de 60. Ganhou importância arquitetônica porque foi um dos projetos pioneiros na incorporação de soluções sustentáveis. À esquerda se vê o lucernário, abertura que proporciona a entrada natural de luz e ventilação. (foto acima: https://elsope.wordpress.com/ )

O tempo, que não para, continua desafiando engenheiros e arquitetos na busca de soluções inteligentes e sustentáveis aos seus projetos. 

Dia 29 de junho em Londres, a empresa espanhola Onix Solar, líder global em vidro fotovoltaico para edificações, foi premiada pelo trabalho que vem fazendo em reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas áreas urbanas.

A premiação se deve pela exitosa trajetória da Onix Solar, que já implantou mais de 70 projetos em 25 países, incorporando na fachada dos prédios vidros que geram energia. Como o belo projeto de La Trobe, Austrália. (foto abaixo)


PS- enquanto isso, no Brasil: pouco incorporamos de inovação nas nossas construções. A maioria das edificações são fechadas e gastam muita energia. O ar-condicionado ligado acaba sendo a única alternativa disponível para se obter o conforto térmico desejado.


Nenhum comentário: