segunda-feira, agosto 07, 2017

Temer fica e a crise se agrava

Depois da vergonhosa votação de quarta-feira, o que vem por aí. Achar que o governo Temer pode se conciliar com a ética e princípios republicanos, só mesmo os distraídos de sempre(*). Já em relação a um Congresso, que despreza a opinião pública, iniciativas que estejam em sintonia com os anseios de sociedade - nem pensar! Portanto, só nos resta lutar. Procurar entender o silêncio das ruas e a passividade das pessoas, se torna prioridade. Ao meu ver, o que falta é uma estratégia para reverter o crescente descrédito do povo em ações efetivas, que conquiste e convença o povo a ser protagonista das mudanças. A má prática politica que nos acompanha, se esgotou. A sociedade está cansada e sem rumo. No entanto, sonha com um Brasil melhor. Canalizar esse sentimento - é o que precisa ser feito. 

Pouco se sabe sobre o que vem por aí. A única certeza que se tem é que o resultado que garantiu a permanência de Michel Temer na Presidência, só agravou a crise. Alguém tem duvida que os deputados vão continuar cobrando pelo apoio a Temer? E que esses votos vão custar cada vez mais caro?

Afinal, o que resta a Temer: popularidade em queda, déficit nas contas públicas em alta, tinta da caneta secando, paciência se esgotando, criminalidade crescendo, eleições se aproximando e ameaça de novas delações chegando. (**)


Depois de quarta-feira, a impressão que dá é que Temer vai jogar com tudo para se manter no cargo. Sua imagem, desgastada, em nada vai mudar: vai  continuar atendendo os mesmos. Temer sabe, que em breve sua turma estará mais preocupada com as urnas do que em brindá-lo. O calendário eleitoral passa ser a prioridade de todos. As últimas pesquisas, não foram boas para Temer e seus seguidores.  A vitória na Câmara aumentou ainda mais o sentimento de descrédito  das pessoas com o seu  governo. Enquanto Temer faz de tudo para se manter no poder, Lula não para de crescer. E as pesquisas confirmam isso. (***)

(*) "Distraídos de sempre",  expressão que costumo usar para identificar os 5% que ainda acreditam em Temer. Não vão mudar e fazem parte do extrato mais atrasado que toda a sociedade tem.

(**) Gravações telefônicas da PF, entre Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, que vazaram nesse final de semana, colocam Temer de volta no "olho do furacão".

(***) Pesquisa VOX Populi, divulgada na quinta-feira, mostra que 55% dos entrevistados consideram o ex-presidente Lula o melhor presidente que o Brasil já teve.  61% afirmam que a vida melhorou nos 12 anos do governo do PT. E 53% votariam nele de novo em 2018. 

Nenhum comentário: