terça-feira, outubro 10, 2017

Não existe nação sem liberdade

"Não existe nação sem liberdade",  a frase é de Fernanda Montenegro. Em recente vídeo que fez contra a censura, com sua inconfundível voz, a senhora do teatro brasileiro, cidadã exemplar, deu o seu recado: "Tudo é cultura, inclusive a cultura da repressão. No entanto, só há um tipo de cultura que constrói um país - a cultura da liberdade".

Sem liberdade, o que nos resta é o silêncio dos acovardados e o país nas trevas. Falta: o gosto pela vida; o desafio do novo; o encontro com a inovação; o amor ao próximo; o respeito ao meio ambiente. Passamos a viver uma vida sem brilho e sem alegria. Sonhar então, nem pensar. Realizar os sonhos, mais difícil ainda.

Fernanda, pela lucidez e longa vivencia que tem, consegue perceber os riscos do caminho que estamos tomando. Sabe com poucos, as consequências de um desencanto coletivo. Conclama a sociedade à lutar: "para que a coisa não piore e se transforme num inferno para nossa sobrevivência como brasileiros". E que a saída está na cultura. É ela "que cria a alma de uma nação", nos ensina esse exemplo de brasileira.

Enquanto não nos conscientizarmos da gravidade do momento e da necessidade de sermos melhor como sociedade, incorporando cultura e muita educação, nosso futuro é incerto. Não basta termos potencial natural para nos desenvolvermos como nação. O Brasil está sem rumo. E é preciso encontrar o norte antes que seja tarde. Se vamos ou não fazer a travessia, só o tempo pode dizer.

Nenhum comentário: