sexta-feira, outubro 06, 2017

O século da transformação e da inovação

Nada será como antes..... amanhã. Só que o amanhã é agora. Quando se fala no século da transformação, as pessoas acham que tá longe. No Seminário Internacional de Energia Fotovoltaica, na UNISINOS, que dei uma palestra pela manhã sobre o Mercado Brasileiro de Geração Distribuída e a tarde fui o mediador de um debate sobre os desafios do setor, a velocidade com que as inovações estão chegando foi um dos temas abordados.

Se no século passado uma inovação levava décadas para se consolidar como tecnologia incorporada pela sociedade, agora leva meses. Essa velocidade, que de certa maneira nos assusta - é a grande novidade. Durante minha participação no seminário pude abordar a mobilidade elétrica como a grande revolução em curso. A indústria automobilística está passando por uma enorme transformação. Até reconheço que para nós brasileiros, a ficha não caiu. Quando se tem alguma dúvida, continuamos perguntando no posto Ipiranga. Como campanha de marketing um sucesso, só que ligada ao passado.

O futuro é a foto acima, o carro elétrico ligado numa tomada. O posto de recarga vai estar na sua casa, no local de trabalho ou no estacionamento do super mercado.  Oito países já decidiram, na próxima década só carros elétricos poderão ser comercializados: Alemanha, Noruega, Índia, França, Reino Unido, Holanda e China. A matéria também cita os EUA, que aguarda o fim do governo Trump para intensificar a mobilidade elétrica no país. Insisto, é um caminho sem volta.

Nenhum comentário: