terça-feira, janeiro 23, 2018

Distribuição de energia elétrica na AL: o retrato do atraso

Fonte: andinalink.com/blog/blog

Que loucura a foto acima. Talvez você já tenha visto algo parecido na sua cidade. São postes tomados por cabos e fios, que ameaçam todo o sistema de distribuição na América Latina. Um negócio à parte se estabeleceu, com a conivência dos órgãos responsáveis. Quanto mais penduricalhos no poste, mas dinheiro a concessionária arrecada. Não há preocupação com a estética e nem com a segurança do poste.

O alerta para este "monumento ao atraso", dos latinos em geral, vem de recente estudo publicado por Gabriel Levy e Sergio Urquijo, onde relatam as péssimas condições do setor de distribuição de energia elétrica. O que antigamente era para uso exclusivo da rede elétrica, atualmente é também monopólio de uso para qualquer cabeamento aéreo. Além da degradação visual das cidades, os  postes expõem ao risco as pessoas por não serem dimensionados para suportar o peso adicional que recebem.

Em resumo, os postes deveriam sair do cenário urbano. As redes de distribuição local, em países desenvolvidos é subterrânea. Mais segura e com sua expansão assegurada. Se nada for feito, postes vão continuar caindo. Só que ninguém está preocupado com isso. A foto acima fala por si.

PS - A Universidade do Texas, com cerca de 50 mil alunos é um centro de referência em estudos da América Latina. As fotos abaixo dão uma ideia do que é a UT, como é conhecida a universidade.



Ao fundo o maior estádio universitário dos Estados Unidos, com capacidade para 80 mil pessoas


Ao fundo o prédio da Reitoria. Na foto abaixo, a fonte que é a principal referência do Campus.




Nenhum comentário: