terça-feira, março 20, 2018

De Marielle para todas as mulheres: a luta continua



No dia 13, na véspera do brutal assassinato da vereadora Marielle  Franco, no Rio de Janeiro, reunido  com as prefeitas Clori,  de  Ipuaçu, e Elieze, de São Domingos, acompanhadas da vereadora Simoni Zorembski, no oeste de Santa Caarina, comentava sobre a importância da mulher na política. Principalmente vereadoras e prefeitas. (foto acima)

Salvo as exceções de sempre: para cuidar das cidades, atender as pessoas e descartar "as malas" que gravitam em torno do poder, as mulheres são insuperáveis. 

Por muitos e muitos anos discriminadas e afastadas da politica, as mulheres ganham a cada dia mais admiração e simpatia por  sua luta em defesa das causas sociais e pelo direito à igualdade.





Cidades como São Domingos, da prefeita Elieze e da vereadora Simoni, mesmo com todas as dificuldades porque passam os municípios - são muito bem cuidadas.(fotos: acima e ao lado)





Marielle vem de uma outra realidade, do complexo das favelas da Maré. No Rio de Janeiro, das balas perdidas, dos grupos  de extermínio, de governantes corruptos  e do crime organizado. Sua morte, está na lista dos crimes premeditados. Já sua vida, foi sempre exemplo de determinação e bravura. Que venham outras "Marielles", afinal a luta continua.

Não foram só as balas que tiraram a vida de Marielle. Depois de morta, as redes sociais também se mobilizaram para matar sua história. Até uma desembargadora, Marília Castro Neves, não escondeu o quanto de ódio e preconceito carrega debaixo de sua toga.  Enfim, a cidadania sofre com a pobreza de espírito que tomou conta do nosso país.

No caso Marielle, felizmente, as manifestações de pesar e de solidariedade superam em muito o ódio dos preconceituosos. Como registro, seguem algumas:

  "Quem cometeu tal crime não quis apenas assassinar uma vereadora combativa. Quis também atemorizar qualquer um que queira ocupar o seu lugar". Vladimir Safatle

- "Intervenção militar nenhuma provocará mudanças tão estruturais na periferia quanto o trabalho de Marielle. Foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, com 46.502 votos. Votei nela com orgulho e esperança. As ideias de Marielle não podem morrer".  Renato Terra


- "A morte de Marielle Franco é um crime político porque mata a política no momento de maior desilusão dos brasileiros com seus representantes. Os assassinos decidiram tirá-la do caminho justamente porque ela demonstrava coragem para usar seu mandato no combate a abusos e injustiças". Bruno Bognossian

Nenhum comentário: