terça-feira, setembro 11, 2018

Florianópolis: a pior mobilidade urbana do Brasil

Depois que Florianópolis perdeu seu título de capital turística do Mercosul, por outra denominação sem tanto glamour, pensei que alguma ia ser feita. Agora que nossa capital ficou conhecida pela pior mobilidade urbana do país, tudo fica mais difícil. A situação que chegamos é lamentável. Tanto para os moradores, que enfrentam diariamente o estresse de um trânsito caótico, como para os turistas que vem nos visitar e também padecem horas a fio no trânsito saturado da nossa cidade.

Essa falta de planejamento urbano que nos envergonha, tem responsáveis. Nada aconteceu de um dia para o outro. Foram anos de descaso. Os gestores dessa cidade diferenciada, não aprenderam nada. Por ser uma ilha, Florianópolis exige um olhar mais apurado em relação ao seu futuro. Não dá para crescer de forma desordenada e sem limites. 

Vejam por exemplo o que está se passando com o trânsito. Entra governo e sai governo e a situação só se agrava. A impressão que dá é que não tem gestão e muito menos inteligência. Na última sexta-feira, às 13:30 da tarde, a Beira Mar estava parada no sentido ilha/continente. Para quem não sabe, a Beira Mar é a principal via de acesso as pontes. (foto abaixo)


A poucos metros de onde bati a foto acima, "os de sempre" querem ressuscitar um projeto polêmico. Uma luta que a sociedade enfrenta por décadas, a construção de um mega empreendimento na área conhecida como Ponta do Coral. Estudos realizados vinte anos atrás já identificavam efeitos irreversíveis na mobilidade urbana da cidade,  caso na Ponta do Coral fosse construído um mega hotel como queriam. O difícil acesso ao empreendimento, com certeza iria agravar ainda mais os constantes engarrafamentos que já  existem hoje na Beira Mar. 

PS - Se a Ponta do Coral já era um motivo de preocupação vinte  anos atrás, imaginem agora. O tempo passa, as ruas estão saturadas de carros  e a especulação imobiliária só cresce. Que futuro nos espera...       

Nenhum comentário: