sexta-feira, agosto 28, 2020

As cidades do futuro

Na última quarta-feira, dia 26, assisti um webinar muito interessante promovido pela 40 City Finance Facility. Na pauta, as cidades do futuro. O grupo C40 de grandes cidades foi criado em 2005, com sede em Londres. O objetivo da organização é debater as mudanças climáticas nas grandes cidades. A preocupação é cada vez mais atual, já que a aglomeração urbana é um fenômeno crescente em todo o mundo.

O encontro trouxe experiências  em curso no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Embora projetos distintos, todos focados na energia solar fotovoltaica. Em Curitiba, no prédio da prefeitura; em Porto Alegre, nas escolas municipais; em Salvador, numa comunidade de baixa renda; no Rio de Janeiro, em um aterro sanitário.

A ideia é motivar as prefeituras a buscarem soluções locais,  focadas no desenvolvimento sustentável. No Rio de Janeiro, por exemplo, com quatro grandes áreas de aterro desativadas, a proposta é instalar uma usina solar de 5 MW em Santa Cruz, região industrial do Rio. De todos os aterros é o mais antigo, desativado desde 1997, com uma área de 17 hectares, sem sombreamento e próximo de uma subestação de Furnas.(*)

Quando criamos o projeto Municípios Solares em parceria com a FECAN, dois anos atrás, percorremos o estado apresentando a ideia. O resultado ficou bem abaixo da nossa expectativa. Do aprendizado que ficou, o mais importante é encontrar o prefeito certo. Aberto a inovação, disposto a vencer a burocracia e priorizar mudanças que nem sempre são simples. (**)

(*) A prefeitura do Rio de Janeiro gasta 200 milhões de reais/ano, só com a conta de luz.

(**) A FECAN é a Federação dos Municípios, representa os 295 municípios catarinenses.

PS - APOIADORES DO EVENTO: OS GOVERNOS DA ALEMANHA, REINO UNIDO, ESTADOS UNIDOS, USAID, CHILDRENS INVESTMENT FUND FOUNDATION, GIZ, C40 CITIES, MITSIDI PROJETOS, INSTITUTO IDEAL, FOTOVOLTAICA UFSC, IESS, PARANÁ CIDADES e ABSOLAR.


Nenhum comentário: