quarta-feira, dezembro 07, 2022

O Brasil do amanhã



                        A foto acima é da brava gente de Santo Antônio de Lisboa


Depois de duas semanas sem postar no blog, o tempo ficou por conta das boas lembranças do passado, um pouco de atenção com os amotinados do resultado eleitoral e muita esperança em relação ao próximo governo. O destaque, sem dúvida, foi o reencontro com os colegas da Engenharia para comemorar os cinquenta anos de formado em Rio Grande. Até o meu pai que amanhã, dia 8, estaria fazendo 114 anos, pela pessoa que era, também foi lembrado durante o encontro.  

Em relação aos golpista, que insistem em agir na ilegalidade, aos poucos vão caindo na real. Sem espaço para aventuras, com as multas aplicadas nos empresários envolvidos e o imediato afastamento do Comandante Geral da Polícia Rodoviária Federal, os bloqueios sumiram. O mico ficou por conta da turma que protesta nos quartéis, que acreditou numa história mal contada.  

Quanto ao futuro, que deve ser a nossa maior preocupação, mesmo considerando a crise deixada, que é muito mais grave do que a comentada, a sociedade vai saber encontrar o melhor caminho. Já se percebe a chegada dos novos ventos, que só a democracia pode trazer. As ameaças institucionais, o negacionismo, o atraso; já é passado. Foi resolvido onde tem que ser: nas urnas! O inusitado convite de Biden para receber Lula antes da posse, também é um claro sinal para os militares não se aventurarem. No alto comando todos se conhecem e sempre foram muito ligados aos EUA. (*)

Na próxima semana embarco para Madison para cuidar da minha neta Catarina, enquanto aguardo o neto que está chegando. Quase na fronteira com o Canadá, Wisconsin nessa época do ano as temperaturas podem chegar a menos 20 graus. Dentro do campus da universidade, cercado pela neve, vou ter tempo para analisar com a devida "frieza" o Brasil do amanhã.  Boas festas e até breve.

(*) Nas redes sociais ainda se vê movimentações golpistas. Sem apoio militar, não se sustentam. O risco dos militares se envolverem é cada vez menor. No convite de Biden à Lula, o recado foi dado. A invasão do Capitólio ainda está muito presente. A sociedade não pode permitir que desiquilibrados armados e milicianos contratados, possam ameaçar a democracia. 

PS- A turma da foto acima não descansa, são militantes organizados. Dia 11/12, o Comitê do Sol Poente está convidando para a Festa da Vitória e da Diplomação. Como já é uma tradição em Santo Antônio de Lisboa, na casa da Dani e do Nelson, às 15hs.  

Nenhum comentário: