Presidência do Brasil no Conselho de Segurança da ONU
Depois de tudo que passamos durante o governo anterior, a diplomacia do Brasil voltou. Para nos testar, duas semanas depois de assumir a presidência do Conselho de Segurança da ONU, fomos surpreendidos por uma nova guerra de grande impacto regional e repercussão internacional. Sem alarde, de forma organizada e responsável, tratamos de repatriar nossos cidadãos com o devido acolhimento e agilidade. Nessa exitosa operação de resgate, recuperamos também parte da marcante história da nossa diplomacia.
Na ONU, onde o representante do Brasil ocupa a presidência no Conselho de Segurança, o embaixador Sérgio Danese foi incansável na busca de uma saída para a crise. Novamente o esforço diplomático de um brasileiro, trouxe esperança. Se não fosse o já previsto veto dos EUA, a resolução apresentada pelo Brasil teria sido aprovada por ampla maioria. Diante da expectativa que havia, a ONU perdeu uma oportunidade única. Com sua imagem abalada, poderia ter se saído melhor: o mundo esperava seu protagonismo como mediadora de uma ajuda humanitária num conflito descabido e sangrento.
O Brasil e seu novo governo continuará atento e presente nas tarefas que lhe cabem, repatriar seus cidadãos e buscar amenizar os efeitos brutais da guerra. SOMOS DA PAZ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário